iCON Hub comemora o Demoday do Ciclo 2

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub comemora o Demoday do Ciclo 2

O ICON Hub, braço de inovação do SindusCon-SP, realizou no dia 15 de abril o Demoday do Ciclo 2, evento que marca o encerramento do Ciclo de Inovação vigente com a apresentação dos resultados.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, que ressaltou o sucesso do Hub. “É uma demonstração inequívoca de que estamos mudando o perfil conservador das construtoras. São soluções inovadoras desenvolvidas e amadurecidas neste Hub, vencendo desafios diários e históricos das empresas do setor”, pontuou.

Senra ressaltou que o hub ajudou na melhora da gestão e dos negócios ao mesmo tempo que aproximou a indústria da construção de outros setores econômicos modernos. Para o presidente do SindusCon-SP, o Hub está trazendo outros benefícios: “fomentamos o empreendedorismo, contribuímos para acelerar o processo de inovação e transformação cultural e digital das empresas; e, encontramos soluções que também beneficiarão os usuários dos nossos futuros empreendimentos. A atividade dinâmica e criativa dos participantes do iCON Hub é um alento para toda a indústria da construção, nestes tristes tempos de pandemia”.

O Head do Hub, Conrado Rabelo, destacou que o ecossistema convive atualmente com novas tecnologias disruptivas e processos de metodologias para gestão corporativa e gestão de obras. “Nosso papel é justamente atuar de forma a fazer com que as soluções cheguem de uma maneira organizada, clara e objetiva para as empresas do setor, em especial as nossas mantenedoras: Conx, MRV, Pacaembu, Plaenge, RFM, Sinco e Trisul”.

Em relação ao surgimento do Hub, Vinicius Roman, diretor técnico aa Neo Ventures, informou que o projeto saiu de uma ideia desafiadora que hoje traz bons frutos para o ecossistema. “O novo provoca algumas desconfianças. Mas a soma de muitos esforços ajuda a criar essa sinergia entre as empresas e seus provedores de soluções de desafios. Pequenos frutos diante de um grande futuro do iCON Hub”.

Hub, construtoras e startups. A união destes três atores foi fundamental para o sucesso dos relacionamentos e das parcerias. “Ter contato com as startups e vice-versa, a aproximação com foco e agilidade, o estímulo à coexistência dessas três partes com uma linguagem comum”, assim Jesuíno Lopes, CEO da startup carioca Zehnk, define a experiência que teve no primeiro ciclo do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub.

Suleir Branco, Gerente de Tecnologia da Trisul, ressaltou que trabalhar em grupo é muito inovador e capacita as partes para discutirem os assuntos de inovação e estratégia corporativa, ao mesmo tempo que dá agilidade ao processo interno. “Demos um grande passo nos debates e nos resultados conquistados”.

Sobre o futuro, Bruno França, diretor executivo da Neo Ventures, pontuou as boas mudanças que já percebemos por conta da pandemia. “O que vai acontecer é que os prazos serão menores. Assim, estimulamos que mais empresas nacionais e de outros países tenham interesse em participar dos nossos processos. Viveremos outros paradigmas e temos que estar preparados para as mudanças”.

Para França, no médio prazo os processos serão mais rápidos e certamente com maior interação porque os eventos passarão a ser híbridos. Por exemplo, a participação das iniciativas dos hubs terá um público maior e mais soluções”.

Apresentações

A segunda parte do evento contou com as apresentações dos resultados do Ciclo 2. As cinco startups fizeram o pitch de apresentação da solução desenvolvida junto com sua empresa parceira, que por sua vez fizeram seus comentários por meio de seus líderes no Hub. O primeiro foi realizado por Jhonnyson Araújo, CEO da startup pernambucana App to Home, e o depoimento da Plaenge foi feito pelo seu Gerente de Tecnologia, Jalles Rosa. Na sequência, Felipe Perini, Co-Fundador da Studio 360, fez sua participação juntamente com o depoimento da Trisul, feito pelo diretor comercial, Victor Saad.

A terceira apresentação foi de Diego Cavalcante, gerente de Serviços da Hilti e para Giselle Cavalcante, coordenadora de Qualidade da RFM; seguida por 4mti, startup mineira representada pelo seu CEO Matheus Moreira, seguido de depoimento feito por Thiago Rosa, coordenador de Negócios da Pacaembu Construtora. Por fim, se apresentou a Eversee com o seu sócio-diretor, Rodrigo Blasi, que recebeu o depoimento da Sinco por meio da gerente de Qualidade da companhia, Mariana Novais.

Open Innovation Channel (OIC)

Rabelo apresentou a ativação do Open Innovation Channel (OIC). O OIC é o canal de criação de oportunidades de negócio que permite agilizar o processo de conexão entre soluções existentes em multimercados com as demandas das empresas mantenedoras. Seu objetivo é de facilitar e acelerar o processo de inovação aberta das empresas mantenedoras, para atender demandas específicas que não necessitam de uma etapa de preparação prévia, como é realizado nos ciclos do Programa de Inovação Aberta.

É um canal completamente aberto, perene e ativo ao longo de todo o ano, que receberá soluções desenvolvidas não só por construtechs e proptechs, mas também aquelas para outros setores e mercados. A busca é abrangente, porém direcionada às soluções que possuam aderência às necessidades das empresas de construção civil, do processo produtivo ao backoffice. Saiba mais aqui.

Selos

Para encerrar o evento, Rabelo apresentou o novo selo que marca a efetiva participação das startups na comunidade iCON Hub. O selo pode ser usado de inúmeras formas, sempre identificando essa parceria de modo estratégico, seja via inclusão no site das empresas; em apresentações institucionais, palestras, treinamentos em um rodapé ou como marca d’água; assinaturas de e-mails e nas redes sociais, tanto nas capas como nos perfis das empresas e funcionários.

Histórico

Em evento que contou com a participação de associados do SindusCon-SP e de representantes de diversas startups e empresas que as contratam, o iCON Hub foi lançado oficialmente no dia 11 de dezembro de 2019.

O iCON Hub realizou sua primeira reunião de trabalho em 30 de janeiro, com a presença de representantes de sete construtoras mantenedoras.

Depois de cerca de dois anos de tempo de maturação envolvendo tratativas internas, encontros e debates sobre como aproximar o universo das startups com as construtoras associadas ao SindusCon-SP, chegou-se ao formato modelo para operação do iCON Hub. Todo o processo foi capitaneado pelo vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto.

Conheça o iCON Hub aqui

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo