iCON Hub abre suas portas para visitantes do interior de São Paulo e de Pernambuco

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

O iCON Hub, braço de inovação e tecnologia do SindusCon-SP, em parceria com a NeoVentures, abriu suas portas na manhã do dia 1º de abril para uma comitiva de profissionais do interior de São Paulo e de Pernambuco, que vieram especialmente para conhecer o espaço do hub, na sede do SindusCon-SP.

Recepcionados pelo presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, pelo vice-presidente da entidade Francisco Antunes de Vasconcellos Neto e pelo Head do hub, Guilherme Rosa, os visitantes puderam conhecer a história do hub, a trajetória de mais de oito décadas da entidade e ainda fazer um networking com os representantes presentes.

Senra destacou a importância de estarmos localizados ao lado de importantes representantes do setor como Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (Aelo) e Federação Internacional Imobiliária (Fiabci). “Nossas portas estão abertas para sermos o ponto de apoio de vocês em São Paulo”, afirmou.

O iCON Hub foi idealizado com intuito de fomentar a inovação e o empreendedorismo no setor da construção civil no Brasil, unindo empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia.

Comasp

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto apresentou a importância da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil. Desenvolvida pelo SindusCon-SP junto com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), a CECarbon leva em consideração o ciclo de vida dos insumos da obra, desde a sua exploração até o momento do seu uso na fase construtiva.

A ferramenta visa contribuir com a gestão dos impactos climáticos e do consumo energético das obras, possibilitando desde a fase de projeto fazer escolhas mais assertivas. Irá permitir a padronização de métricas e premissas e a consolidação consistente de dados entre empresas e outros atores do segmento,

Ela é online, dinâmica, confiável e gratuita. Todas as informações sobre a calculadora estão disponíveis no site www.cecarbon.com.br.

Na ocasião, o vice-presidente também comentou sobre o Guia de Eficiência Energética em Edificações, que apresenta uma série de dados relevantes sobre energias renováveis, conceitos de projetos, impacto em uso, logística, operação de edificações de que produzem sua própria energia, as certificações existentes e os elementos que devem se levar em consideração para adotá-las ou não.

Saiba mais aqui: https://www.guiaenergiaedificacoes.com.br/

Hub

Em sua apresentação, Rosa destacou que entre as novidades para o Programa de Inovação Aberta 2022 no iCON Hub está a ampliação das oportunidades de negócios com as startups e as empresas. A ideia é que, além da contratação de startups como fornecedoras de tecnologias, o programa favoreça também parcerias estratégicas entre as empresas, inclusive para co-desenvolvimento de soluções e novas propostas de valor. A busca por novos negócios abre espaço para se avaliar as startups também como possíveis investimentos estratégicos na construção de ecossistemas de soluções.

Os perfis de adesão ao programa também estão se ampliando para ajustar a proposta a uma maior variedade de empresas participantes do programa. O programa passa a contar com três perfis de adesão (antes havia um perfil único): Ecosystem Partner, Ecosystem Foundation e Ecosystem Leader, para atender a estes diferentes perfis e estágios de maturidade das empresas.

Além disso, a iCON Academy mantem a missão de formar “Embaixadores de Inovação” dentro das empresas. Os módulos da formação abordarão o papel da inovação, como inovar e empreender dentro da empresa, desenvolver projetos inovadores com soluções externas e, mais estrategicamente, como criar modelos de gestão da inovação. Nos próximos meses serão realizados os seguintes cursos: Introdução à Inovação – da Visão à Implementação; Investimento ANJO Básico e Investimento ANJO Avançado.

Saiba mais em www.iconhub.com.br

Universidade Corporativa SindusCon-SP

A representante do departamento Jurídico, Rosilene Carvalho, destacou os principais comitês internos, os eventos futuros e que o SindusCon-SP é a principal base de apoio e ponto de referência para o setor da construção civil no Estado de São Paulo.

Rosilene também apresentou a recém-lançada Universidade Corporativa SindusCon-SP, que tem como objetivo oferecer aos profissionais envolvidos com a construção civil cursos estruturados sobre os sistemas construtivos, gestão, qualidade, contabilidade/fiscal e jurídico.

Saiba mais aqui: www.sindusconsp.com.br/universidade

grupo de participantes no iCON Hub