iCON Hub abre as inscrições para a 2ª edição do Programa de Inovação Aberta

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

iCON Hub abre as inscrições para a 2ª edição do Programa de Inovação Aberta

O iCON Hub, braço de inovação e tecnologia do SindusCon-SP, realizou, juntamente com a Neo Ventures, no dia 15 de setembro o lançamento do segundo ciclo do Programa de Inovação Aberta. O objetivo do hub passa a ser escolher startups que apresentem as melhores soluções para as empresas mantenedoras: CONX, MRV, Pacaembu Construtora, Plaenge Empreendimentos, RFM, Sinco Engenharia e Trisul SA.

As startups que se interessarem devem se inscrever até o dia 18 de outubro, após escolherem os desafios propostos pelas mantenedoras, que serão apresentados em webinars de 6 a 8 de outubro. Os desafios são:

CONX

Otimizar o fluxo de informações desde o primeiro contato do cliente até o término da garantia do imóvel.

MRV

Otimizar o processo de personalização interativa dos imóveis utilizando modelagem BIM.

Pacaembu Construtora

Facilitar a inteligência de mercado para novos negócios.

Plaenge Empreendimentos

Criar uma plataforma de solução digital para condôminos.

RFM

Digitalização da gestão de materiais na obra, desde o recebimento até a alocação.

Sinco Engenharia

Otimização e automação das verificações de serviços em canteiros de obras.

Trisul SA

Digitalizar o processo de panfletagem.

Coming soon

O próximo passo é a seleção de 21 startups, até o dia 2 de novembro, que participarão do bootcamp, que será de 16 a 20 de novembro. A divulgação das empresas selecionadas será realizada no dia 1° de dezembro.

Entre as principais informações do edital referentes à seleção das startups estão: as propostas serão avaliadas sob 5 critérios, a triagem técnica e seleção final são realizadas pelas construtoras e equipe iCON, a implantação da PoC de forma presencial a ser avaliada caso a caso e o resultado da seleção será divulgado no prazo de 15 dias após o fechamento das inscrições.

Além de ter o suporte para o desenvolvimento de negócios e a implantação de solução no ambiente real da empresa mantenedora, as startups ainda podem contar com o benefício de acesso ao mercado e networking de alto nível com executivos do setor da construção civil brasileiro. O início da implantação será no dia 7 de dezembro.

“Somos uma plataforma de conexão criada pelo SindusCon-SP com o propósito de fomentar a inovação e o empreendedorismo dentro do setor da construção civil unindo empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia“, pontuou Conrado Rabelo, Head do iCON.

Painel

A adoção dos modelos de trabalho remotos era mais uma crença do que limitação técnica propriamente dita e do dia para noite as empresas se adaptaram com a implementação de processos e ferramentas, mostrando que essa migração era possível em determinados departamentos. “A digitalização de processos era uma coisa distante e a pandemia acelerou os processos de rastreamento e gestão de pessoas”, afirmou Clarisse Gomes, gerente sênior de Inovação da Deloitte, convidada especial do exclusivo painel “Inovação como estratégia de crescimento da construção civil pós pandemia“.

“Com a pandemia ficou evidente a necessidade de se ter uma casa digna e que sirva às necessidades de seus habitantes, o que favoreceu muito o setor da construção civil. Com isso, redistribuímos internamente as prioridades e focamos no processo online de forma integral”, afirmou o integrante do painel, Flávio Vidal, Gestor Executivo de Inovação e P&D da MRV e também líder da MRV dentro do iCON. Vidal ressaltou que a experiência da troca entre empresas e startups, como já acontece no iCON, foi fundamental para a agilidade no processo de digitalização da empresa no período.