Grupos de Apoio do Seconci-SP iniciam encontros

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Grupos de Apoio do Seconci-SP iniciam encontros

O Seconci-SP retoma neste mês os encontros dos Grupos de Apoio que objetivam auxiliar trabalhadores e seus dependentes no tratamento de transtornos psicológicos e de dependência química. A coordenadora do Serviço Social da entidade, Angela Nogueira Braga da Silva, explica que os grupos constituem um espaço onde os participantes compartilham experiências com pessoas que estejam vivendo a mesma situação e recebem orientações.

O Grupo de Apoio e Orientação no Tratamento Ambulatorial para Dependência Química é focado no auxílio de pessoas que desejam abandonar o uso de drogas lícitas e ilícitas. O Grupo Social de Apoio é formado por pacientes que sofrem de doenças psicológicas, como a depressão e a ansiedade.

“Nas reuniões, buscamos levar informação, mostrando aos participantes o mal causado ao corpo pelas substâncias químicas, no caso dos que estão tentando abandonar algum vício”, comenta Angela. “Além disso, fornecemos dicas de como estes pacientes podem evitar a recaída, no período em que estão em abstinência”, explica.

As pessoas que participam dos grupos contam com a assistência de psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. “Os participantes ingressam nos grupos por indicação do médico que as atende no Seconci-SP”, informa a coordenadora do Serviço Social.

Angela destaca que, desde a criação dos grupos, há cerca de seis anos, a ideia sempre foi oferecer um local onde as pessoas se sintam seguras e acolhidas. Por isso, além de explicações e orientações, temas propostos pelos participantes também são debatidos. As reuniões ocorrem mensalmente na sede da entidade, em São Paulo. Interessados em participar devem contatar o Serviço Social pelo tel. (11) 3664-5065.

O Seconci-SP também dá palestras sobre dependência química e transtornos psicológicos na sede de construtoras, incorporadoras e  instaladoras em canteiros de obra. Informações: (11) 3664-5844 ou [email protected] .