Governo de São Paulo autoriza abertura de licitação para o Rodoanel Norte

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Governo de São Paulo autoriza abertura de licitação para o Rodoanel Norte

 

A Artesp informa que deverá publicar o edital nos próximos dias 

O governo de São Paulo publicou em 22 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, o Decreto 66.445 de 21 de janeiro, para autorizar a abertura de licitação destinada à conclusão do trecho norte do Rodoanel Mario Covas. O investimento previsto na concessão é de R$ 3 bilhões.   

A licitação na modalidade concorrência internacional para a concessão patrocinada dos serviços públicos de ampliação, operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário “Lote Rodoanel Norte” deverá ser realizada pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A previsão é que o edital seja publicado nos próximos dias. 

A concessão terá validade de 31 anos a partir da data de assinatura do contrato e permitirá a conclusão do Rodoanel Norte. A empresa vencedora terá que concluir as obras físicas do trecho Norte, ampliando, assim, a malha rodoviária. E será responsável por administrar, operar e fazer a manutenção da via. 

O Trecho Norte está paralisado desde dezembro de 2018 e é o último pendente do sistema rodoviário. Ele possui 44 quilômetros de extensão no eixo principal, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel terá 177 quilômetros de extensão, e fará a ordenação do trânsito de passagem pela Região Metropolitana, diminuindo congestionamentos e liberando a malha viária interna para o trânsito local. 

A modelagem inclui, entre outros destaques: novos mecanismos contratuais e inovações tecnológicas na prestação de serviços, tais como verificação de projetos por meio de empresa certificadora, utilização da metodologia “International Road Assessent Programme” e emprego de sistema de gerenciamento de obras por meio de BIM (Modelagem da Informação da Construção), adoção de sistemática free flow em trecho do Sistema Rodoviário e utilização de mecanismo de compartilhamento de risco de demanda. 

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