Fonoaudiologia do Seconci-SP atua na prevenção e cuidado

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Fonoaudiologia do Seconci-SP atua na prevenção e cuidado

Atendimento tem grande procura e pode ser prestado diretamente nas empresas contribuintes à entidade

O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado em 9 de dezembro, dando destaque a esse profissional responsável pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita. Loraine de Barros Cortez, coordenadora dos Serviços de Apoio Complementar do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), nos quais se inclui a fonoaudiologia, destaca a importância dessa especialidade, tanto na prevenção, como no cuidado.

“Na área assistencial, o exame otoneurológico é um dos mais requisitados, solicitado mediante consulta com um de nossos médicos. A partir de manobras e terapias conduzidas pela fonoaudióloga no atendimento, ele auxilia o paciente na reabilitação da labirintite, fazendo com que essas vertigens e tonturas cessem, ajudando no tratamento clínico e na sua manutenção”, explica Loraine.

“Na área de Medicina Ocupacional, a maior demanda é pela audiometria, que faz parte do protocolo clínico praticado pelo Seconci-SP nos exames admissionais, periódicos e demissionais. Com ela, é possível detectar se a pessoa tem alguma perda auditiva. Uma vez constatada a perda, identificar qual o tipo, o grau e assim estabelecer medidas de controle e monitoramento, para que o problema não se agrave. Dependendo do diagnóstico, pode ser recomendada inclusive a mudança de função”, destaca a coordenadora.

Para que seja descoberta a causa raiz que acarretou a perda auditiva, o Seconci-SP dispõe de outros exames como a audiometria tonal e vocal, e a impedanciometria. Esses recursos possibilitam identificar se a perda foi causada por trauma, infecção e assim iniciar o tratamento e orientar quanto às medidas de prevenção. O uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletiva é fundamental, em especial para aquelas funções expostas constantemente a ruídos.

“Ter a especialidade de fonoaudiologia é um grande diferencial do Seconci-SP. A perda auditiva acarreta problemas no ambiente profissional, mas também de socialização, no convívio com familiares e amigos, podendo levar ao isolamento e até a quadros de depressão.”

Loraine informa que o Seconci-SP oferece atendimento personalizado para as empresas da construção contribuintes à entidade, replicando toda a estrutura interna dos consultórios, nos dias e locais que elas determinarem. Esse serviço está disponível para todas as regiões do Estado de São Paulo, onde o Seconci-SP mantém unidades ambulatoriais. Para contratá-lo, as empresas devem entrar em contato com o setor de Relações Empresariais: (11) 3664-5884 – [email protected] .