Financiamentos imobiliários declinam 15% em setembro

Financiamentos imobiliários declinam 15% em setembro

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 17,85 bilhões em setembro de 2021. O valor é 15% inferior ao recorde mensal de R$ 21 bilhões registrado em agosto, e 38,2% superior se comparado com o montante de setembro de 2020.

Os dados são da Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). No acumulado de 2021 até setembro, o valor financiado atingiu R$ 154,69 bilhões, alta de 96,3% em relação a igual período do ano passado.

No acumulado de 12 meses até setembro, foram R$ 199,86 bilhões, alta de 94,5% em relação aos 12 meses anteriores.

Unidades financiadas

Foram financiados com recursos do SBPE em setembro, nas modalidades de aquisição e construção, 73,8 mil imóveis, o maior número de imóveis financiados no nono mês do ano. Em relação a agosto, houve queda de 18,2%, e na comparação com setembro de 2020, alta de 75,6%.

No acumulado até setembro, foram financiados 663,25 mil imóveis, 137,7% a mais que em igual período do ano passado. Foi o melhor período de janeiro a setembro na série histórica pós Plano Real.

No acumulado de 12 meses, até setembro de 2021, o número de unidades financiadas foi de 810,97 mil, resultado 119,6% superior ao dos 12 meses anteriores (369,31 mil imóveis).

Poupança cai

Em setembro, a captação líquida da poupança SBPE voltou a acusar resultado negativo (-R$ 6,3 bilhões). Tendo em vista que, na série histórica iniciada em 1994, os meses de setembro mostram mais resultados positivos do que negativos, constata-se que os aplicadores têm mobilizado reservas, o que pode ser atribuído ao impacto da inflação sobre salários, rendas e sobre o poder aquisitivo das famílias, segundo a Abecip.

Com isso, a captação líquida da poupança registrada entre janeiro e setembro de 2021 foi negativa (-R$ 25,7 bilhões).