Financiamentos imobiliários caem 0,4% em abril

Financiamentos imobiliários caem 0,4% em abril

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 6,7 bilhões em abril, com queda de 0,4% em relação ao mês anterior e alta de 22,6% comparado ao mesmo mês do ano passado.

Os dados são da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), indicando um impacto ainda relativamente pequeno da pandemia de Covid-19 sobre os financiamentos de imóveis no primeiro mês de isolamento social.

Entre os primeiros quadrimestres de 2019 e de 2020, os empréstimos destinados à aquisição e construção de imóveis avançaram 27,9%, atingindo R$ 26,95 bilhões. No acumulado de 12 meses encerrados em abril, estes créditos totalizaram R$ 84,59 bilhões, alta de 33,9% em relação aos 12 meses anteriores.

Unidades financiadas

Nas modalidades de aquisição e construção, foram financiados em abril 23,6 mil imóveis, resultado 7,8% inferior ao de março e 15,7% maior do que o de abril de 2019.

Entre janeiro e abril de 2020, foram financiadas aquisições e construções de 102,72 mil unidades, 22,2% a mais que o de igual mês do ano passado.

Nos últimos 12 meses encerrados em abril, os empréstimos viabilizaram a aquisição e a construção de 316,6 mil imóveis, alta de 25,8% em relação aos 12 meses anteriores, quando se financiaram 251,7 mil unidades.

Captação recorde

A captação líquida das cadernetas do SBPE atingiu R$ 24,6 bilhões em abril, estabelecendo novo recorde mensal na série histórica iniciada em julho de 1994. O melhor resultado anterior havia sido registrado em dezembro de 2017, mês em que a captação líquida alcançou R$ 14,96 bilhões e que, sazonalmente, exibe bom desempenho.

Na análise da Abecip, contribuíram para este bom resultado: redução do consumo devido ao isolamento social, maior preocupação financeira com o futuro próximo, queda da rentabilidade das demais aplicações e perdas no mercado acionário.