Faturamento não satisfez indústria de materiais em fevereiro

Setor mostra menos otimismo em relação às ações do governo

Por Rafael Marko 11/03/2020 09:08:08

A grande maioria das empresas associadas à Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) não se satisfez com o faturamento no mês de fevereiro e ao final do mês esperava uma melhora em março.

Segundo a pesquisa da entidade, 53% das empresas associadas consideraram o faturamento em fevereiro regular; 34% qualificaram o mês como ruim ou muito ruim, e apenas 13% consideraram bom o período.

Em relação ao faturamento de março, no momento de responderem à pesquisa, 54% das empresas esperavam um desempenho bom ou muito bom, e 46%, regular.

Sobre as expectativas em relação às ações econômicas do governo, 71% das respondentes declararam indiferença, 25% otimismo e 4% pessimismo. Houve uma queda em relação às expectativas, uma vez que, em janeiro, 44% declaravam estar otimistas.

Menos intenção de investir

As pretensões de investimento para os próximos 12 meses apresentaram baixa, caindo para 71% o percentual das associadas que manifestaram essa intenção em fevereiro.

O nível atual de utilização da capacidade instalada caiu para 70%. Há um ano, em fevereiro de 2019, o mesmo índice registrava 76%.

De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, os últimos estudos da entidade apontavam para um começo de ano menos aquecido, o que, no entanto, não anula a retomada do crescimento que o setor observou nos últimos dois anos.

“Nesse sentido, é natural que haja uma gradual moderação nas expectativas para o que vem a seguir. O ambiente econômico ainda apresenta indicadores positivos, há indícios de que o setor imobiliário possa ganhar fôlego e assim consolidar uma base para que a indústria de materiais de construção cresça em 2020”, afirmou.

Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00