Faturamento de materiais de construção cai novamente em fevereiro

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Faturamento de materiais de construção cai novamente em fevereiro

O faturamento da indústria de materiais de construção registrou quedas de 1% em fevereiro de 2019, em relação a janeiro, e de 2,5%, na comparação com fevereiro de 2018.

As informações são da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), ao divulgar os dados projetados por seu Índice para fevereiro. Em janeiro, o indicador já havia declinado 1% em relação a dezembro, e 3,5% na comparação com janeiro de 2018.

Mesmo com as duas quedas sucessivas, o Índice ainda apresentou desempenho positivo no acumulado de 12 meses. A associação mantém a projeção de fechar 2019 com crescimento de 2%.

Em fevereiro, o número de empregos do segmento caiu 0,7% em relação a janeiro e 0,4% na comparação com fevereiro de 2018.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a indústria registra saldo positivo de 1,5%, em relação aos 12 anos anteriores. O resultado é puxado pela indústria de materiais de base, que nos últimos 12 meses acumula crescimento de 2,5% no número de vagas.

Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Navarro, “apesar de um segundo mês de queda no faturamento, ainda temos a expectativa de um ano positivo. A pesquisa demonstra que, para o crescimento observado em 2018 ser sustentável e se manter com regularidade, faz-se necessário o acompanhamento das externalidades, sobretudo no campo político. As reformas estruturais que tramitam no Congresso Nacional, por exemplo, terão forte influência no futuro do setor no médio prazo”, opinou.

Com informações da Abramat