Faturamento da indústria de materiais cai menos em maio

Faturamento da indústria de materiais cai menos em maio

A indústria de materiais de construção faturou em maio 10,6% a mais do que em abril, porém 24,8% a menos que em maio de 2019.

Os dados são do Índice da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) pesquisa elaborada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre faturamento na indústria do setor.

De acordo com a pesquisa, no acumulado de janeiro a maio o indicador registra queda de 13,3% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda foi de 5,1% na comparação com os 12 meses anteriores.

O Índice da Abramat havia registrado em abril uma queda no faturamento de 33,7%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A queda de abril foi o pior resultado de toda a série histórica do indicador.

De acordo com o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, os dados do Índice refletem os danos causados pela pandemia que atingiu o país a partir de março.  “As previsões apontam para uma retração dos efeitos da pandemia a partir de maio em vários estados do país, que iniciaram processos de flexibilização das medidas restritivas, porém ainda há riscos nesse processo e incertezas sobre os impactos negativos na economia neste momento de crise e também no pós-crise”.

Segundo o executivo, a revisão da estimativa de resultado para o ano de 2020 deve ser divulgada na edição de julho do Índice, quando mais dados oficiais estarão disponíveis sobre os impactos, permitindo à FGV realizar uma estimativa mais precisa, ainda assim sujeita a fortes externalidades.