Fabricantes de tintas participam de discussões sobre destinação de resíduos

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

Fabricantes de tintas participam de discussões sobre destinação de resíduos

IMG_4563O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), recebeu dia 18 de outubro representantes da indústria fabricante de tintas e do comércio para avançarem nas discussões sobre a correta destinação das sobras de tintas, em continuidade ao encontro do dia 25 de setembro.
Participaram Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), e Leroy Merlin, além de representantes do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), dos principais fabricantes (Iquine, Akzo Nobel, Basf-Suvinil e Universo Tintas) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
IMG_4566A associação foi cobrada pelos compromissos anteriormente assumidos com o setor da construção no GT Tintas junto ao SindusCon-SP. “O objetivo dessa conversa é identificar os principais entraves em relação a destinação dos resíduos de pintura e definir um cronograma de ações para que seja resolvido de forma conjunta”, afirmou Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.
Líder no varejo em ações de sustentabilidade, a Leroy Merlin já recebe resíduos de tintas para destinação em algumas localidades. “A demanda existe e o cliente está pressionando”, afirmou Jéferson Schmidt, analista de Sustentabilidade da Leroy Merlin.
“Vemos este grupo como uma grande oportunidade para discutir o consumo, resíduos e produção mais sustentável”, completou o diretor de Projetos e Obras e líder do Comitê de Sustentabilidade da Leroy Merlin, Pedro Sarro.
No próximo encontro serão definidos os passos seguintes do grupo para o avanço nas discussões sobre a logística reversa dos resíduos de tinta, a formatação de um projeto piloto e os participantes neste projeto.
Saiba mais:
Construção de logística reversa de resíduos de tintas é retomada

GT Tintas debate acordo setorial para logística reversa de resíduos

GT Tintas estuda logística reversa para os resíduos do processo de pintura