Seminário: Industrialização da Construção de Edifícios Residenciais

Icon

Curso online

Icon

Data

11 de Agosto de 2022

Icon

Horário

14h às 18h45

Icon

Custo

Gratuito

Seminário: Industrialização da Construção de Edifícios Residenciais

O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e a AsBEA-SP (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Estado de São Paulo) entendem ser inadiável intensificar, na construção de edifícios residenciais, a industrialização já adotada com sucesso em obras institucionais e de infraestrutura.

A construção civil avançou nas últimas décadas, focada na racionalização de custos e prazos. Mas o verdadeiro salto nesta evolução, para atingir outro patamar, somente será possível repensando a construção como um processo de montagem.

Para demonstrar os benefícios da industrialização na construção de edifícios, o SindusCon-SP e a AsBEA-SP realizarão um seminário para debater como a cadeia produtiva da construção pode e deve avançar para implementar esta industrialização no país.

O evento debaterá como a cadeia produtiva da construção pode e deve avançar para incrementar a produtividade, industrializando sua produção.

O evento acontecerá de forma híbrida, sendo o presencial apenas para seletos convidados, palestrantes e patrocinadores, proporcionando um networking único, e virtual aberto gratuito ao público, com transmissão no YouTube.

Público-alvo: engenheiros, arquitetos, empresas de projetos, incorporadoras, construtoras, fabricantes de materiais, componentes e sistemas construtivos.

 

PROGRAMAÇÃO

14h – 14h10 | Abertura

Odair Senra, Presidente do SindusCon-SP

Milene Abla Scala, Presidente da AsBEA-SP

14h10 – 14h30 |Políticas de Incentivo à Industrialização

Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Augusto Ayres Amary

Secretário de Habitação do Município de São Paulo, João Siqueira de Farias

14h30 – 16h20 | 1º Painel: Panorama de Ações para Industrialização

Tributação, Cenário político e econômico

14h30 – 14h50 |

Apresentador: Paulo Oliveira, CEO da Aratau

14h50 – 15h50 |

José Marcio Fernandes, Brasil Viável

Vanderley M. John, Aliança Construção Modular

Laura Marcellini, Construa Brasil

15h50 – 16h20 | Moderador:  Paulo Mingione | SindusCon-SP

16h20 – 16h50 | Coffee break 

16h50 – 18h30 | 2º Painel: Apresentação de Projetos

16h50 – 17h50 | 

Case 1: Experiência Urbic – Luiz Henrique Ceotto

Case 2: High line Vitória / Town Maker – Bento Vivacqua

Case 3: Edifícios de Madeira | Kröner & Zanutto Arquitetos – Alexandre Kröner

17h50 – 18h30 | Moderador: Fabrizio Rastelli | AsBEA-SP

18h30 – 18h45 | Encerramento

Abertura

Odair Garcia Senra

Presidente do SindusCon-SP

Milene Abla Scala

Presidente da AsBEA-SP

Palestrantes

Paulo Oliveira

CEO da ARATAU Construção Modular e Presidente do Conselho e Coordenador do Núcleo de Conteúdo do C3 - Clube da Construção Civil

Paulo Oliveira

• Eng. Civil (Itajubá-MG). Pós-graduado em várias disciplinas pela POLI/USP • MBA pela FIA-USP e Mestrando em Inovação na Construção pela POLI-USP • Project Manager Professional (PMP) pelo PMI • 20 anos como executivo e dirigente de indústrias de produtos para construção (Fosroc, Denver e Sika) • 15 anos como diretor de empresas de engenharia, construção e incorporação (Método, JHSF, Brookfield/TEGRA e Mutual), tendo sido CEO de Incorporações da JHSF e CEO da Mutual • É professor convidado dos cursos de Mestrado do IPT, bem como de graduação e pós-graduação da FGV, Mackenzie, POLI-Íntegra, FAAP e Instituto ITIE • Foi presidente da Associação Brasileira da Construção Industrializada (ABCI) • Coordenou o Comitê CT-501 do IBRACON que elaborou a norma NBR 14.050 da ABNT – Revestimentos de Alto Desempenho (RAD) para pisos

Vanderley M. John

Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção da Escola Politécnica da USP

Vanderley M. John

Engenheiro Civil, Dr. Eng. Poli USP, Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção da Escola Politécnica da USP. Coordena o Centro de Inovação em Construção Sustentável e é membro da coordenação da Aliança da Construção Modular.

Laura Marcellini

Engenheira Civil | Construa Brasil

Laura Marcellini

Engenheira Civil pela Escola Politécnica da USP com especialização em Administração de Empresas pela FIA-USP. Atuou por 5 anos na área de engenharia hidráulica/recursos hídricos e por mais 12 anos como executiva das áreas Comercial, Assistência Técnica, Marketing e P&D em indústrias de materiais de construção dos setores de argamassas e material hidráulico. Desde 2006 atua como Consultora técnica e há alguns anos exerce a função de Diretora Técnica da ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, responsável pela coordenação de projetos e ações, e representação da entidade em fóruns liderados pelo Governo e pelas principais entidades da cadeia da construção que tratam de temas técnicos relacionados a Inovação, Sustentabilidade, BIM, Norma de Desempenho, Industrialização da Construção, Conformidade Técnica de materiais, componentes e sistemas construtivos, entre outros.

Bento Vivacqua

Engenheiro e empresário da construção civil - Town Maker Desenvolvimento Imobiliário

Bento Vivacqua

Desde 1993 dedicado ao mercado imobiliário de luxo em áreas nobres de Vitória e do Rio de Janeiro. Seja como incorporador e/ou construtor, seus empreendimentos se caracterizam pela excelência na entrega, mas principalmente, por sempre estarem alinhados com as principais e mais modernas técnicas construtivas e gestão. Vanguardista por vocação, é da Town Maker desenvolvimento imobiliário, a construção do empreendimento Highline Square, um desafio da engenharia com três Torres interligadas por uma passarela a 45 metros do solo e com a maior fachada em light steel frame do país, sendo também um marco na arquitetura brasileira e ponto de referência do skyline de Vitória. Seu portfólio já entregue, conta com centenas de casas de luxo em ilhas exclusivas e dezena de prédios. Tudo feito com muita inovação, gestão apurada e amor pela engenharia.

José Marcio Fernandes

Engenheiro Mecânico, sócio fundador da Tecverde Engenharia

José Marcio Fernandes

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade CEFET-PR, pós graduado em Gestão da Qualidade e Produtividade, MBA em Gerencia de Projetos pela FGV, MBA em Gestão de Pessoas e mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUC-PR. Pioneiro na implantação do programa Six Sigma no Brasil, membro Sênior e coordenador local da ASQ (American Society for Quality). Atuou por 15 anos na indústria automobilística, gerente de qualidade e manufatura nas empresas Robert Bosch e Volvo. É um dos sócios fundadores da Tecverde Engenharia, empresa reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras sustentáveis e industrializáveis para construção civil, onde conduziu os negócios B2B e todo desenvolvimento de tecnologia que levou a Tecverde a ganhar prêmios nacionais e internacionais, e ser reconhecida com a construtora mais inovadora do Brasil nos últimos anos.

Alexandre Kröner

Arquiteto e Diretor na Kröner & Zanuto Arquitetos

Alexandre Kröner

se formou em Arquitetura e Urbanismo em 1990, trabalhou durante dois anos com arquitetura industrial na Alemanha. Trabalhou em co autoria com diversos arquitetos do Brasil e do exterior.Em 1995 integrou-se à empresa Kröner e Zanutto Arquitetos Associados. Atualmente é responsável pela unidade de concepção d empresa. Desde 2018 estuda soluções de projeto utilizando sistemas industrializados na construção civil, principalmente a madeira engenheirada.

Realização

Patrocínio

Patrocínio Diamante

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo