18º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS PREDIAIS – On-line

Icon

Curso online

Icon

Data

26/07/2022

Icon

Horário

13:30 às 18:00

Icon

Custo

Associado

159,00

Estudante

159,00

Não Associado

259,00

18º SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE SISTEMAS PREDIAIS – On-line

Tema: Desafios de projeto, normas técnicas e gestão de ocorrências pós-obra de sistemas prediais

O Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais chega à sua 18ª edição com sua premissa fundamental de tratar de temas atuais que permeiam as necessidades das empresas incorporadoras e construtoras no campo de projeto, construção e operação de edificações com relação aos sistemas prediais.

Neste ano serão abordados aspectos específicos que vem trazendo desafios técnicos aos projetos de sistemas hidráulicos e elétricos, uma visão geral sobre a atualização de normas técnicas em sistemas prediais e na gestão e análise das ocorrências pós-obra.

Garanta já a sua vaga para um dos mais tradicionais eventos do setor da construção civil!

Prepare-se para:

  • Participar dos debates sobre aspectos específicos de projetos de sistemas hidráulicos e elétricos;
  • Atualizar-se sobre os principais aspectos da revisão da ABNT NBR 10844 para sistemas de drenagem de águas pluviais;
  • Saber mais sobre as revisões e novas normas de segurança contra incêndio relacionadas aos sistemas prediais;
  • Conhecer mais as características das ocorrências pós-obra em sistemas prediais e medidas de prevenção;
  • Fazer networking com os principais players do mercado.

Público-alvo:

  • Diretores, gerentes e profissionais de Engenharia e Arquitetura de empresas incorporadoras, construtoras, de projeto e de fabricação de materiais, de componentes e sistemas construtivos, professores, pesquisadores e estudantes de escolas de engenharia, arquitetura e tecnologia de edificações.

Inscreva-se para o presencial no botão amarelo ao lado.

Caso prefira a participação presencial, clique aqui

Programação*

13h30 – 14h – Credenciamento

14h – 14h15 – Abertura

• Odair Garcia Senra – Presidente do SindusCon-SP

• Renato Genioli Jr. – Vice-Presidente do SindusCon-SP e Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

• Rodrigo Fairbanks von Uhlendorff – Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

14h15 – 14h45 – Principais aspectos da revisão da ABNT NBR 10844 para sistemas de drenagem de águas pluviais

• Sergio Gnipper – Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia e Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

14h45 – 16h – Painel 1: Aspectos específicos de projeto de sistemas hidráulicos – desempenho de grandes colunas de água quente e aspectos de projeto para sistemas de redução de pressão

• José Jorge Chaguri Jr. – Engenheiro Civil e Mestre em Energia, Diretor da Chaguri Consultoria

• Lohan Lucas Araújo – Engenheiro Civil, Gerente de Engenharia na Caleffi Hydronic Solutions

15h15 – Case DECA

15h30 – Case COMGÁS: Estudo técnico e econômico para substituição do chuveiro elétrico

• Thiago Reis Borer de Oliveira – Gerente de Vendas da Comgás

15h45 – Debates

Moderador: Carlos Barbara – Engenheiro Civil, Diretor de Engenharia da Barbara Engenharia e Construtora

16h – 16h15 – Coffee-break

16h15 – 17h45 – Painel 2: Aspectos específicos de projeto de sistema elétricos – características das entradas de energia em empreendimentos de uso misto e características dos pontos de carregamento de carros elétricos em empreendimentos residenciais

• José Luiz de Martini – Engenheiro Elétrico, Diretor da Engenharia Gerencial

Alexandre Abdalla Palis Júnior – CMO da Incharge Tecnologia e Eletromobilidade

16h45 – Visão geral das revisões e novas normas de segurança contra incêndio relacionadas aos sistemas prediais

• Rogério Lin – Especialista em Proteção Passiva contra o fogo, Superintendente do CB 24 – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da ABNT

17h – Case Atlas Schindler: Schindler Ahead – o futuro da Mobilidade Urbana Vertical

• Fábio Rodriguez Dans – Gerente Executivo de Vendas da Atlas Schindler

17h15 – Características das ocorrências pós-obra em sistemas prediais e medidas de prevenção

• Karina Haddad Gianezella Scaciota – Engenheira Civil, Coordenadora de Assistência Técnica da Plano&Plano

• Reginaldo Alexandre da Silva – Engenheiro Civil, Gerente de Assistência Técnica da EZTEC

17h45 – Debates

Moderador: Roberto Pastor Júnior – Engenheiro Civil, Diretor Técnico da Trisul S.A

18h00 – Encerramento

 

*Sujeita a mudanças

Abertura

Odair Garcia Senra

Presidente do SindusCon-SP

Renato Genioli Jr.

Vice-Presidente do SindusCon-SP e Coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

Rodrigo Fairbanks von Uhlendorff

Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ)

Moderadores

Carlos Barbara

Sócio diretor da Barbara Engenharia e Construtora desde a sua fundação, em 1986. Atua na área de Engenharia, Projetos e Construção, tendo sob sua direção mais de 65 colaboradores diretos e 500 empregos indiretos em obras. Já realizou o desenvolvimento de projetos e a construção de mais de 750 mil m2 de edifícios residenciais, 50 mil m2 de edifícios comerciais e 20 mil m2 entre obras institucionais (escolas) e industriais. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1984. É membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP desde 2002. Atualmente participa do Grupo de desenvolvimento tecnológico e de qualidade em instalações e do Grupo de estudos, no âmbito do CB-02, responsável por elaborar o projeto de revisão de Normas de Águas Pluviais. Foi Coordenador Nacional pela ABNT – CB 02 da Comissão de Estudos de revisão da Norma Brasileira de água quente e fria NBR 7198 e NBR 5626 de 2009 a 2020.

Roberto Pastor Júnior

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista e Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu. MBA Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios pela Escola Politécnica da USP. Fez Gestão de Empreendimentos e Operações da Construção Civil pela Fundação Vanzolini e Certificado Seminário de Fundamentos em Gerência de Projetos pela Dinsmore Associates. Foi Sócio-Diretor da Transversal Engenharia e Construções. Com 37 anos de experiências desenvolvidas em empresas como Sinco Engenharia, Cyrela e Tecnisa. Atualmente é Diretor Técnico da Trisul. Membro do Comitê Técnico da Associação Brasileira de Incorporações Imobiliárias (ABRAINC) e Membro do Comitê de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Palestrantes

Sergio Gnipper

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia e Diretor da Gnipper e Engenheiros Associados

Sergio Gnipper

Engenheiro Civil - Escola de Engenharia Mauá – IMT (1981). Mestre em Engenharia Civil FEC–UNICAMP (2010). Sócio-diretor da Gnipper e Engenheiros Associados – Curitiba – PR, projetos e consultoria em sistemas prediais hidráulicos e sanitários, prevenção contra incêndio e gás combustível. Instrutor em cursos de extensão e professor de disciplinas em cursos de pós-graduação lato sensu em diversas instituições nas áreas de Projetos, Perícias e Patologias de Sistemas Hidráulicos Prediais. Secretário da comissão de estudos e autor do texto-base da norma ABNT NBR 5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente.

José Jorge Chaguri Jr.

Engenheiro Civil e Mestre em Energia, Diretor da Chaguri Consultoria

José Jorge Chaguri Jr.

Técnico de Edificações pela Escola Técnica Federal de SP, Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, Mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, Diretor da Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos Termohidráulicos, Presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal e Professor de Instalações Prediais no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo.

Lohan Lucas Araújo

Engenheiro Civil, Gerente de Engenharia na Caleffi Hydronic Solutions

Lohan Lucas Araújo

Engenheiro Civil, formado pela Universidade Paulista e Pós-graduado em Energias renováveis e geração distribuída pela Poli – USP. Possui certificação em Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho pelo SENAI e Intercambio em instalações prediais de água quente e fria (Itália – Novara/Caleffi Hydronic Solutions SPA), gerenciamento de energia e aproveitamento térmico. Atualmente é Gerente de Engenharia na Caleffi Hydronic Solutions.

José Luiz de Martini

Engenheiro Elétrico, Diretor da Engenharia Gerencial

José Luiz de Martini

Engenheiro Eletricista, com 47 anos de experiência em instalações consumidoras de energia. É Sócio Diretor da Engenharia Gerencial SS Ltda. Atua em projetos e consultoria de sistema elétricos destinados a sistemas de missão crítica e instalações prediais, bem como produz soluções para sistemas de geração distribuída, uso racional de energia e tecnologia para implantação de projetos de instalações.

Alexandre Abdalla Palis Júnior

CMO da Incharge Tecnologia e Eletromobilidade

Alexandre Abdalla Palis Júnior

Engenheiro de telecomunicações pelo Inatel, trabalha há 10 anos com desenvolvimento de produtos e plataformas com foco em experiência de usuário. Há 5 anos é proprietário de carro elétrico e desde então procura levar ao mercado soluções que facilitam a vida de outros usuários de elétricos com a INCHARGE.

Rogério Lin

Especialista em Proteção Passiva contra o fogo, Superintendente do CB 24 – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio da ABNT

Rogério Lin

É administrador de empresas pela ESPM, com formação em proteção passiva contra o fogo pela Fire Service College em Moreton-in-Marsh, Reino Unido, curso de extensão em Organizações e Economia Internacional pela Harvard University e mestrando em Habitação, Planejamento e Tecnologia no IPT, especialista em proteção passiva contra o fogo com mais de 15 anos de experiência, Diretor Financeiro, Co-fundador e Conselheiro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP), Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas (CB-024), Vice-presidente do Fórum Nacional Contra Incêndio (FONACI), Diretor da CKC do Brasil, empresa com mais de 20 anos de mercado focada em proteção passiva contra o fogo.

Fábio Rodriguez Dans

Gerente Executivo de Vendas da Atlas Schindler

Fábio Rodriguez Dans

Atua há 19 anos na indústria de transporte vertical, com sólido background e realizações nas áreas de Gestão de Projetos, IoT, Controladoria, Exportação, Vendas e Marketing na Elevadores Atlas Schindler Ltda, empresa multinacional do grupo suíço Schindler, presente em mais de 100 países. Profissional formado em Administração com habilitação em Comércio Exterior, pós-graduado em Marketing pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie e especializado em Gestão Empresarial pela BSP (Business School São Paulo) e Fia (Fundação Instituto de Administração)

Karina Haddad Gianezella Scaciota

Engenheira Civil, Coordenadora de Assistência Técnica da Plano&Plano

Karina Haddad Gianezella Scaciota

Engenheira Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (1996), Coordenadora de Assistência Técnica da PLANO&PLANO há 3 anos, Membro do GT Pós Obra de Assistência Técnica do SindusCon-SP, participou da elaboração da Norma ABNT NBR 14037 – Manual de Operação, Uso e Manutenção das Edificações; Norma ABNT NBR 5674 – Manutenção de edificações requisitos para o sistema de gestão de manutenção, Manuais das Áreas Comuns e Proprietário do Secovi e SindusCon e do Guia Boas Práticas para a entrega do Empreendimento desde a sua Concepção publicação do CBIC/ SindusCon-SP/ Secovi-SP.

Reginaldo Alexandre da Silva

Engenheiro Civil, Gerente de Assistência Técnica da EZTEC

Reginaldo Alexandre da Silva

Engenheiro Civil pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduado em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil pela UNIP – Universidade Paulista e INBEC – Instituto Brasileiro de Educação Continuada. Participante do Manual do Proprietário, 3ª Edição (2013) e do Manual das Áreas Comuns, 2ª Edição (2013), ambos com apoio do SECOVI/SP – Sindicato da Habitação de São Paulo e SINDUSCON/SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo. Coautor do livro Manual de Engenharia Diagnóstica (2021). Membro voluntário da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, no Comitê Técnico CB-002 Construção Civil, com participação na CE 002 140 002 Inspeção Predial e CE 002 140 003 Garantias das Edificações. Trabalha com Assistência Técnica Pós-Obra há 22 anos. Membro voluntário no Grupo de Trabalho Pós-Obra do SINDUSCON/SP desde 2011. Associado do IE - Instituto de Engenharia.

Realização

Parceiro Institucional

Patrocínio

Apoiadores

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content