Evento demonstra experiências práticas com uso do BIM

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Evento demonstra experiências práticas com uso do BIM

Coordenado pelo vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Paulo Sanchez, o tema do segundo painel do 10º Seminário Internacional BIM (Modelagem da Informação da Construção), realizado no dia 24 de outubro pelo SindusCon-SP no auditório da Totvs, foi BIM & Produtividade – do Projeto à Operação.

Este painel contou com a palestra Utilização do BIM como ferramenta para criação e aumento de produtividade nos projetos estruturais, a cargo de Thais Evangelista, gerente de Desenvolvimento da França e Associados. “O BIM está auxiliando na compreensão estrutural e análise de possíveis interferências em projetos; além de reduzir a média de revisão por folhas nas partes do processo. Melhoramos os processos, impulsionamos os negócios e tornamos a equipe mais produtiva”, afirmou a executiva, destacando que desde 2016 todas as obras na empresa são desenvolvidas nessa modelagem.

Marcos Banhato, da Medabil

Marcos Banhato, da Medabil, apresentou o case das obras de expansão do Aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago do Chile, que teve início em agosto de 2016. Banhato apontou em sua palestra que o BIM destaca os recursos disponíveis no mercado, que conectam as fases da execução da obra e permitem gerenciar informações durante todo o ciclo de execução de um empreendimento. “Sua utilização minimiza a probabilidade de erros, aumenta a produtividade e gera confiança no projeto.”

Ulisses José Covre, arquiteto digital da Totvs, destacou em sua apresentação “Do modelo ao orçamento: ganhando produtividade com o BIM” as facilidades desenvolvidas pela empresa, disponíveis para seus clientes. “Há dois anos atuamos como facilitadores em desenvolver modelos de projetos com base na transformação digital em engenharia BIM”, afirmou.

Roberto Abreu, da TRD Engenharia

Roberto Abreu, da TRD Engenharia, em sua apresentação sobre a aplicação do BIM para melhor produtividade em campo, pontuou entre os benefícios da modelagem: a otimização da mão de obra, menos erros e retrabalhos, modelo atualizado conforme executado, otimização na sequência de construção. Como facilitadores, Abreu elencou os modelos 3D, a integração dos modelos, a captura da realidade com modelos atualizados. “Como resultado temos a redução de custos adicionais, clareza do escopo, menos índice de interferências, menor prazo de execução e precisão no quantitativo”, ressaltou o engenheiro.

Rogério Suzuki, da RS Consultoria, pontuou algumas integrações das informações de BIM com Facility Manager (FM): base unificada de informações, fornecendo um manual de uso da edificação; suporte efetivo para análises, particularmente em energia e sustentabilidade; modelos baseados em localização de equipamentos e mobiliários repletos de dados; suporte à gestão de emergências, e segurança e planejamento de cenários. “Os principais desafios, segundo Becerick Gerber, neste tipo de integração são: a ausência de definições claras de funções e responsabilidades sobre quem deve carregar os dados no modelo ou banco de dados e manter o modelo de gestão; a grande diversidade de ferramenta BIM e FM – e, com isso, problemas de interoperabilidade; a falta de colaboração efetiva entre diversos ‘stakeholders’ para modelagem e utilização do modelo; e falta de cases reais comprovando o ROI de iniciativa de integração entre BIM e FM”, afirmou Suzuki.

Fabricantes – BIM como negócio

Douglas Meirelles, gerente técnico da Saint-Gobain

O terceiro painel do dia teve a coordenação do vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto. Nele, Douglas Meirelles, gerente técnico da Saint-Gobain, apresentou a oferta de serviços BIM e a biblioteca de objetos da empresa. A Saint-Gobain realizou todo o processo de implementação da modelagem a partir das metodologias Design Thinking e User Experience. Atualmente, a plataforma tem mais de 400 objetos cadastrados, entre produtos e soluções adequadas a todas as regulamentações e normas do mercado nacional.

Michell R. L. e Silva, engenheiro de projetos da Arcelor Mittal, destacou a evolução da produção de aço para a demanda do segmento da construção civil. “O setor convivia com os problemas como baixa produtividade, desperdício de materiais, baixa qualificação de mão de obra e resistência às mudanças. Desenvolvemos soluções em aço garantindo eficiência na aplicação e agregando valor ao cliente. Já observamos um aumento significativo da nossa capacidade de desenvolver e aplicar soluções em aço por meio do BIM; identificamos aumento de produtividade, maior economia e foco na sustentabilidade”, afirmou Silva.

Impressões

Para Renan Galvão Silva, da Callas Engenharia o seminário foi bem dinâmico, com uma boa quantidade de palestrantes. “O programa tem sido muito produtivo e o conteúdo é diferente. Antigamente falava-se de um futuro, de início, de estarmos começando, e agora começamos a colher os resultados”, afirmou.

“As palestras que têm um foco mais objetivo e prático mostram a vivência de quem realmente está trabalhando com a área, não só tentando vender um programa ou uma ideia.” Assim, Daniel Mondeza, da MRA Engenharia, descreveu sua percepção sobre o evento. “Estamos incorporando aos poucos o uso da ferramenta BIM. São etapas. O primeiro passo é começar pela contratação dos projetistas e ter uma equipe interna que entende a sua importância.”, afirmou Mondeza.

“Estou achando muito interessante não só o evento como também a experiência dos palestrantes. Estamos aprendendo muito. Começamos agora no departamento de projeto civil e vamos expandir para outras pessoas e áreas, como orçamento e instalações. A partir desse momento, vai ser uma semente para a gente e depois vamos expandir”, afirmou Jorge Natena, da Construtora Toda do Brasil.

Saiba mais sobre o seminário e o prêmio BIM aqui.