Bauru será uma das cidades analisadas pelo estudo do SindusCon-SP em parceria com a Deloitte

Regional Bauru

Por Regional Bauru

Bauru está entre as 14 cidades do interior do estado de São Paulo que serão analisadas pela pesquisa do SindusCon-SP em parceria com a Consultoria Deloitte. O estudo será um mapa de atratividade sobre esses municípios.
O diretor da Regional do SindusCon-SP em Bauru, Ricardo Aragão, participou de um encontro, na última semana, com a consultora da Deloitte, Marie Menezes Rodrigues, o prefeito Rodrigo Agostinho e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Renato Purini. A representante da Deloitte destacou a importância do estudo para que sejam apontadas as mais relevantes características das cidades, que poderão auxiliar no desenvolvimento de negócios em infraestrutura, habitação, saneamento, entre outros.
Fôlego
A visita da representante da Deloitte e a possibilidade de apontar caminhos para o desenvolvimento da cidade, em um período de tantas dificuldades para os negócios, deixaram os participantes do encontro bastante otimistas.
“Bauru não tem matéria-prima, então essa é uma dificuldade. Mas temos muitas outras oportunidades que podemos explorar: a nossa localização estratégica, mão de obra muito qualificada. Recebemos energia direto da usina de Itaipu, então pode ser um fator favorável a empresas eletrointensivas. Nossas rodovias são duplicadas e temos porto seco”, salientou o prefeito Rodrigo Agostinho.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Purini, o estudo de atratividade dará uma ideia bastante ampla do potencial de negócios da cidade. “É recorrente as operações de grandes empresas migrarem para o interior. Aqui temos 23 universidades, 40 mil universitários, sendo que, boa parte deles conclui a faculdade e fica. Muito do que aconteceu aqui foi sem planejamento. Agora precisamos refinar esses dados para direcionar melhor o rumo da cidade”, complementou.
Setor da construção
Os representantes de construtoras de Bauru estão bastante otimistas com o mapeamento. Para Renato Parreira, proprietário de construtora e membro do conselho consultivo do SindusCon-SP, este estudo apontará um caminho para os empresários da construção. “Uniformizar os dados é uma luta antiga do SindusCon-SP, porque cada prefeitura trabalha de uma maneira, é muito complicado para nós,” explicou.
O diretor do SindusCon-SP em Bauru, Ricardo Aragão, definiu o momento como uma oportunidade de evolução. “Será bom para todo mundo. Ainda mais neste momento em que o setor da construção civil sofre retração constante. Precisamos direcionar nossas ações para apontamentos que, provavelmente, nós ainda não sabemos que há demanda”. Para a consultora da Deloitte, Marie Rodrigues, “os dados vão trazer maior clareza sobre a vocação de cada cidade”, explica.
A divulgação do estudo de atratividade acontecerá nos dias 14 e 15 de abril, durante o ConstruBR 2016, que será realizado durante a Feicon Batimat, no Anhembi, em São Paulo.
(Bruna Dias)

IMG_4501
Da esquerda para a direita: Giane Vaz, Gonzalo Perez, Vanessa Nunes Nakamura, Rodrigo Agostinho, Renato Purini, Marie Rodrigues e Ricardo Aragão

DSC_0802