EPIs precisam ter Certificado e estar na data de validade

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

EPIs precisam ter Certificado e estar na data de validade

Por ocasião do Abril Verde, mês de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho, o SindusCon-SP e o Seconci-SP reforçam que os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem ter obrigatoriamente Certificado de Aprovação e estar dentro da validade estabelecida neste documento. Cada EPI precisa ser adaptado ao respectivo trabalhador, visando conforto, eficácia e proteção.

“A segurança no ambiente de trabalho deve ser encarada como um investimento e fonte de lucro, por evitar acidentes e seus custosos desdobramentos para a empresa”, afirma Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

Todo equipamento deve apresentar o nome do fabricante, certificado de aprovação e modelo. Sem estas informações, é considerado inválido para utilização. O mercado oferece inúmeros tipos e modelos de EPIs. A dificuldade está no uso adequado no local de trabalho.

Segundo o gerente de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, José Bassili, cada EPI é usado de acordo com a fase da obra ou atividade. “Somente devem-se utilizar os equipamentos fornecidos pela empresa. O Seconci-SP realiza treinamentos específicos para o uso, de acordo com cada EPI e o cargo do usuário. Também é possível encomendar equipamentos sob medida e até óculos de proteção com grau”, informa Bassili.

“A utilização correta é determinada pela norma técnica NR 6, sendo total responsabilidade da empresa a entrega, conservação e substituição quando necessário. Outros tópicos importantes são a adequada especificação dos equipamentos, seguindo cada exigência para sua eficácia”, ressalta Paulo Henrique Panadés, engenheiro de segurança do Seconci-SP.

Conservação e eficácia

Confira abaixo a lista dos principais EPIs na construção civil e entenda quais os cuidados necessários para manter sua preservação e eficácia contra grandes impactos e quedas, entre outros incidentes.

• Capacete: obrigatório para todos que estão presentes nas obras, desde o trabalhador até os visitantes. Alguns cuidados, como a higienização e o armazenamento, são essenciais para seu bom funcionamento. A partir da higienização, é possível verificar possíveis defeitos, em várias partes do capacete. O uso deve ser suspendido se algum problema ou defeito for localizado;
  • Óculos de proteção: precisam estar ajustados corretamente ao rosto (sem deixar aberturas), não utilizar com lentes riscadas, embaçadas e sujas ou haste danificada e não guardá-los dentro do capacete;
  • Protetor facial: existem muitos modelos que, na maioria das vezes, são incorporados ao capacete. É importante anexar de forma acertada para não danificá-lo, manter limpo, seco e longe de umidade. Guardá-lo adequadamente quando fora de uso;
  • Protetor auricular: não manusear o item com as mãos sujas; guardar o protetor corretamente após o manuseio, mantê-lo sempre higienizado e inserir e retirar dos ouvidos com cuidado;
  • Botas de couro e borracha: realizar a higienização após o suor excessivo para diminuir a probabilidade de doenças, como a micose;
  • Luvas – de raspa, tricotada, impermeável e para eletricista: necessário verificar as recomendações do fabricante, que devem estar de acordo com os componentes da luva;
  • Máscaras PFF4 e para produtos químicos: cada tipo indica a forma de lavagem, tempo para descarte e ajustes que auxiliam tanto no uso adequado como na conservação;
  • Avental impermeável ou de couro: a partir de um comprimento ideal à altura do trabalhador, o avental promove segurança durante as atividades com produtos químicos ou aquecidos, agentes escoriantes e umidade.
  • Ombreira: somente usá-la seca, guardar longe do calor e sol excessivo, armazenar em local seco;
  • Cinto de segurança tipo paraquedista, trava quedas e talabarte Y: para garantir a efetividade no trabalho em altura, a orientação de manuseio considera a correta armazenagem e conservação de acordo com o ambiente de trabalho, além da inspeção diária antes da utilização. Os cintos de segurança deverão estar bem ajustados ao corpo do trabalhador para evitar lesões durante as ocorrências de queda.