Entidades reiteram apoio à agenda ambiental do governo

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Entidades reiteram apoio à agenda ambiental do governo

Entidades que integram o Movimento Reformar para Mudar encaminharam  manifesto de apoio ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pela maneira com que tem conduzido a agenda ambiental. De acordo com o comunicado, “é sabido que questões envolvendo o meio ambiente despertam inúmeras paixões. Mas reiteramos nosso entendimento de que o tratamento a este tema deve ser pragmático e com estrita observância à legislação. Também por isso, reiteramos nosso desejo que a Lei Geral do Licenciamento Ambiental possa ser aprovada no Congresso Nacional. Licenciamento Ambiental não se faz com incertezas e ideologias, mas sim com estudos técnicos e legislação clara”.

Leia a íntegra do comunicado abaixo:

É sabido que questões envolvendo o meio ambiente despertam inúmeras paixões. Mas reiteramos nosso entendimento de que o tratamento a este tema deve ser pragmático e com estrita observância à legislação. Também por isso, reiteramos nosso desejo que a Lei Geral do Licenciamento Ambiental possa ser aprovada no Congresso Nacional. Licenciamento Ambiental não se faz com incertezas e ideologias, mas sim com estudos técnicos e legislação clara.

É fato notório que as políticas públicas de defesa do meio ambiente em curso no Brasil vinham se mostrando insuficientes para os desafios da importante agenda de sustentabilidade. Assim, reafirmamos nosso apoio às mudanças que vêm sendo implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente, pois visam corrigir equívocos cometidos no passado.

Enxergamos com bons olhos o novo enfoque do Ministério em promover qualidade ambiental por meio de fiscalização, ações de saneamento, destinação correta de resíduos sólidos e controle da poluição, que causam grandes danos ambientais e que impactam diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

Respeitamos o histórico dos ex-ministros, mas lamentamos a crítica feita justamente por quem quer trazer “ares de mudanças”. A atual gestão herdou problemas e mazelas históricas que os próprios ex-comandantes da Pasta reconhecem. Assim, as propostas de mudanças devem ser apoiadas.

Nossa Constituição Federal defende a compatibilização da livre iniciativa, do direito de propriedade, da ordem econômica e do meio ambiente. É isso que defendemos, assim como defenderemos, sempre, aqueles que tenham visão constitucional, legal e pragmática sobre a questão ambiental.

Participam do Movimento as seguintes entidades:

ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária

ABRAINC – Associação Brasileira das Incorporadoras

ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações

ACSP – Associação Comercial de São Paulo

ADEMI-RJ – Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário

ADIT – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil

ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil

AELO – Associação das Empresas de Desenvolvimento Urbano

APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística

BRASINFRA – Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações de Classe de Infraestrutura

CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção

DECONCIC/FIESP – Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

FIABCI-BRASIL – Federação Internacional das Profissões Imobiliárias

SCIESP – Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo

SECOVI-SP – Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo

SINDUSCON-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

SINICESP – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo

SOBRATEMA – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração

Com informações do Secovi.