Enel se diz aberta a simplificar procedimentos

Enel se diz aberta a simplificar procedimentos

A Enel (pronuncia-se ênel), empresa que adquiriu o controle da Eletropaulo, está aberta a sugestões para antecipar ligações, adotar melhores práticas e desburocratizar procedimentos. Entretanto, diz estar impossibilitada de mexer em custos, devido à estrita regulamentação do setor.

REUNIAO_CTQ_14022019 (16)As informações foram transmitidas pelos representantes da área de Clientes Corporativos da empresa Nelson Assumpção Neto (gerente), Thiago França Anacleto (gestor) e Silvio Duarte Junior (coordenador), na primeira reunião deste ano do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em 14 de fevereiro. O encontro foi conduzido pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, acompanhado do coordenador adjunto Fábio Villas Bôas, com a participação do presidente da entidade, Odair Senra.

Os membros do comitê apresentaram diversas sugestões à Enel, que serão objeto de estudos. Em relação ao trâmite com Convias (Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas) da Prefeitura de São Paulo, Anacleto informou que a companhia está liberada para realizar ligações por via aérea sem autorização prévia; mas quando se trata de procedimentos relativos à rede subterrânea, a Enel depende de autorização de Convias e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Assumpção apresentou a atuação da empresa no país e comentou ser provável que haja nova crise hídrica neste ano. Segundo ele, os reservatórios estão com cerca de 25% de sua capacidade, devendo chegar a apenas 40% no final do verão – metade do percentual usual para essa época do ano –, quando se inicia o período de seca.

Normas técnicas

O CTQ também definiu diversos aperfeiçoamentos a serem propostos pelo SindusCon-SP, nas consultas públicas sobre a revisão das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros, e sobre os projetos de normas de fundações e inspeção predial da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas). Relatou-se o andamento das normas técnicas em elaboração ou revisão no CB-002 – Construção Civil, daquela associação.

Renato Genioli apresentou um resumo das atividades do comitê em 2018, o Plano Estratégico e a composição do grupo para 2019, e o calendário de atividades.

Neste ano, além dos tradicionais Seminários de Estruturas, Sistemas Prediais, BIM e Prêmio BIM, haverá uma apresentação da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente sobre a reformulação daquele órgão e a agilização de seus procedimentos, em 3 de abril, no SindusCon-SP. O CTQ trabalhou ativamente pelas mudanças na secretaria, junto com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

enel2Ao final da reunião, o diretor da Inovatech Engenharia, Luiz Henrique Correa Ferreira, apresentou o projeto da Casa 24 Horas, a ser construída na Feicon Batimat 2019, que se realizará de 9 a 12 de abril, no São Paulo Expo. Com atributos de produtividade, qualidade, sustentabilidade e acessibilidade, a moradia de 45 m² será inteiramente construída na feira, acompanhada de palestras sobre todos esses aspectos. SindusCon-SP e Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) deram apoio institucional à iniciativa.