Diretoria do SindusCon-SP destaca atuação das Regionais

Diretoria do SindusCon-SP destaca atuação das Regionais

Reunião da Diretoria Plenária do SindusCon-SP em 10 de dezembro destacou a atuação de diversas Regionais da entidade, no fortalecimento da indústria da construção no Estado de São Paulo. O encontro foi conduzido pelo presidente Odair Senra, que ressaltou a importância da atuação de diretores regionais motivados em 2021, ano que deverá ser melhor para a construção que 2020, comentou.

Fernando Junqueira, vice-presidente de Interior, enfatizou a importância da união interna no SindusCon-SP em prol do setor, e manifestou a convicção de que a entidade se fortalecerá ainda mais em 2021, aumentando seu quadro associativo. Rosilene Santos, gerente do Jurídico, apresentou os trabalhos realizados em 2020 com vistas à sustentabilidade e autonomia das Regionais.

Moacir Benvenutti Neto, também vice-presidente de Interior, anunciou que o Programa SindusCon-SP na Prática, da Regional Campinas, já está com 25 cursos contratados, dos quais 4 em produção. O programa se iniciará em 2021 e sua plataforma se encontra em testes.

A programação da Regional São José do Rio Preto para o ano que vem foi apresentada por seu diretor, Germano Hernandes. Ele destacou a parceria da entidade com a Prefeitura local e sua atuação bem sucedida na renovação da legislação urbana. O Aprova Digital será criado para o licenciamento de empreendimentos. A Regional participa do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente e também atuará no Conselho Municipal da Retomada Econômica de Rio Preto e no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Turvo e Grande.

Dois comitês regionais deverão ser criados na Regional de Rio Preto, um de Habitação e outro de Imobiliário. Seminários sobre o Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – Módulo Construção Civil) e sobre a NR 18 serão realizados, assim como um webinar sobre o desempenho econômico do setor. Hernandes anunciou que a nova unidade do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) em Rio Preto começará a funcionar em janeiro.

A vice-presidente de Responsabilidade Social, Maristela Honda, e o presidente eleito do Conselho Consultivo, Renan Persio dos Santos, apresentaram as realizações de 2020 e os projetos para 2021 da Regional Sorocaba, buscando fortalecer o setor e atrair novos associados.

Marcio Benvenutti, diretor da Regional Campinas, destacou a forte parceria com a Prefeitura local, com a participação do SindusCon-SP em quatro conselhos municipais e a conquista de aperfeiçoamentos na legislação urbana. A Regional também trabalhará pela atração de novos associados.

Rosana Carnevalli, diretora da Regional Santo André, destacou a participação do SindusCon-SP no Conselho de Desenvolvimento de São Caetano, o trabalho de representação da entidade nos demais municípios do ABCD e as ações de atração de novos associados.

José Batista, diretor da Regional de Ribeirão Preto, destacou integração com as demais entidades locais, a participação em órgãos públicos, os aperfeiçoamentos na legislação urbanística, a assinatura da convenção coletiva e o alinhamento com o Seconci-SP. Adriano Sousa, indicado pelos associados para ser o diretor da Regional a partir de janeiro, manifestou a disposição de se alinhar às demais regionais no fortalecimento do setor.

Aumentos de preços

A preocupante elevação dos preços dos materiais de construção e suas consequências sobre os contratos do setor foram relatadas pelo vice-presidente Eduardo Zaidan, pelo coordenador do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade), Fábio Villas Bôas, e pelo membro do Conselho Superior do CTQ, Renato Genioli. José Romeu Ferraz Neto, vice-presidente de Imobiliário e presidente da Fiabci-Brasil (Federação Internacional Imobiliária), e os representantes à Fiesp Eduardo Capobianco, João Claudio Robusti e Sergio Porto fizeram contribuições sobre o assunto. A Diretoria decidiu tomar novas providências em relação à questão.

Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e presidente do Seconci-SP, alertou para o aumento de casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 e anunciou uma nova programação de mídia para sensibilizar as empresas e os trabalhadores a não relaxarem na adoção das medidas de prevenção à doença. Ele também colocou o Seconci-SP à disposição para palestras nas regionais sobre as mudanças na NR 18 e nas demais Normas Regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho, a vigorarem a partir de agosto de 2021.