Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho terá videoconferência

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho terá videoconferência

O Seconci Brasil realizará uma videoconferência em 27 de julho, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, para reforçar as ações que a indústria da construção deve adotar na segurança dos seus trabalhadores.

A abertura será às 10h30, com palestras de Antonio Carlos Salgueiro de Araujo, presidente do Seconci Brasil, e de Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP.

Na sequência, Andreia Kaucher Darmstadter, supervisora de Segurança do Seconci-MG, fará uma palestra sobre as principais mudanças na Norma Regulamentadora 18 – Saúde e segurança na indústria da construção, que entrarão em vigor no primeiro trimestre de 2021.

Para inscrever-se, clique aqui. Informações: www.seconci.com.br ou (62) 99235-9022.

Higiene ocupacional reduz acidentes de trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho deve ser aproveitado pelas empresas para o reforço dos processos e das análises visando identificar possíveis riscos aos trabalhadores da construção civil.

Este é a mensagem transmitida por Leonardo Nomura, higienista ocupacional do Seconci-SP. Segundo ele, a higiene ocupacional é essencial na avaliação e análise dos riscos ocupacionais. O profissional que a exerce é responsável por promover medidas corretivas e preventivas relacionadas ao ambiente de trabalho, assegurando a saúde dos colaboradores. Além disso, este especialista realiza análises documentais por amostragem qualitativa e quantitativa. A partir dessas observações, ele apresenta um plano de prevenção de incidentes que já ocorrem ou podem acontecer.

“A parte da higiene ocupacional não é prevista pela legislação dentro do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), logo algumas empresas a desconhecem. Ela entrou mais em evidência nos últimos anos por causa do grande número de processos trabalhistas e previdenciários”, salienta Nomura.

Avanços na segurança

Para o higienista, “em alguns anos, o país chegará a níveis internacionais de segurança no trabalho, as revisões das Normas Regulamentadoras (NRs) estão pareando com o padrão da norma ISO 45001, estabelecida em 2018. E diversas NRs se tornaram mais objetivas, auxiliando na sua interpretação pelas empresas e pelos trabalhadores.”

Ele destaca a importância da introdução, na NR 18, dos Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), base documental usada internacionalmente.

Luan Carlos Martins, técnico de segurança do trabalho do Seconci-SP, afirma que desburocratizar as normas regulamentadoras é um dos caminhos para alcançar os padrões internacionais. “Muitos itens das NRs são redundantes e, por vezes, ambíguos”. O problema foi eliminado na nova NR 18, reduzida de 39 para 17 capítulos, porém sem prejuízo à saúde e segurança do trabalhador, além de harmonizada com as outras normas.

O Seconci-SP conta com profissionais qualificados voltados à segurança do trabalho e adota o sistema de avaliação nas normas brasileiras e internacionais, principalmente a da Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais (ACGIH), que realiza as checagens considerando as possibilidades mais extremas possíveis. O método reduz drasticamente as possibilidades de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo