Dia Mundial do Meio Ambiente: SindusCon-SP realizou campanha para associados

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Dia Mundial do Meio Ambiente: SindusCon-SP realizou campanha para associados

O Sinduscon-SP por meio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) realizou campanha voltada para os canteiros de obra dos seus associados para o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado no dia 5 de junho. A iniciativa busca também divulgar as principais publicações do Comasp. Os informativos têm o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre o consumo eficiente de recursos, coleta seletiva, uso racional da água e economia de energia.

A data definida pela ONU tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Você sabia?

• Conservação de água nos edifícios permite uma economia de 25 a 50% no consumo
  • A correta gestão de resíduos da construção além de reduzir custos, auxilia no planejamento do empreendimento, nas escolha de sistemas e produtos mais sustentáveis e contribui para a organização dos canteiros e diminuição de riscos de acidentes
  • Edifícios energeticamente mais eficientes tem maior valorização por metro quadrado de aluguel
  • Clientes buscam empreendimentos com requisitos de sustentabilidade

Comasp

Para o SindusCon-SP, a sustentabilidade é uma questão estratégica para o setor da construção civil e o assunto é primordial para a competitividade das empresas. Por isso, o comitê tem trabalhado para: realizar pesquisar, divulgar informações, capacitar empresas e profissionais, desenvolver metodologias aplicadas ao setor, buscar soluções, produtos e tecnologias auxiliando na implantação de requisitos de sustentabilidade nos empreendimentos e na cadeia produtiva da construção. Tem atuado nas áreas de Políticas Públicas, Normatização, Desenvolvimento Tecnológico, Capacitação Profissional, e Disseminação, sobre os seguintes temas relevantes como: Gestão de resíduos, Áreas contaminadas, Conservação de água, Eficiência energética, Mudanças Climáticas, Madeira legal, Construção sustentável, Avaliação Ambiental de Edifícios, Análise de Ciclo de Vida e Educação Ambiental.

Saiba mais sobre as ações do Comasp aqui