CUB registra alta de 0,25% em março

Por Daniela Barbará

CUB registra alta de 0,25% em março

Variação com materiais de construção em 12 meses acumula alta de 16,63%

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de +0,25% em março de 2022 e acumula alta de +0,78% no ano. No período, a variação em 12 meses totalizou +10,50%. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.

Em março, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) e com mão de obra foram nulas. No período, as variações em 12 meses, respectivamente, foram: +5,12% e +6,30%. Em relação aos custos com materiais, as variações foram: +0,58% no mês; +1,82% no ano; e, +16,63% em 12 meses.

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.767,46 por metro quadrado em março.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +0,27% em março, comparado ao mês de fevereiro. Em 12 meses, a variação foi de +10,77%; no ano, +0,83%. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.654,35 por metro quadrado em março.

Em março, na comparação com o mês anterior, as variações dos custos médios das construtoras foram: materiais, +0,58%; administrativo (salários dos engenheiros) e mão de obra, nulas.

Custos dos insumos

Em março, 18 itens apresentaram variações acima do CUB (+0,58%), sendo as mais representativas: porta lisa para pintura 3,5x70x210 cm (+4,86%), areia média lavada (+4,27%), brita 2 (+3,05%), bacia sanitária branca com caixa acoplada 6 litros (+2,58%), emulsão asfáltica com elastômero para imperm.  (+2,49%) e concreto FCK=25MPa (+2,43%).

Em março, as variações mais expressivas em 12 meses, do CUB (+16,63%), foram: chapa compensado plastificado 18mm (+41,02%), bloco de concreto 19x10x39 cm (+24,44%), vidro liso transparente 4mm com massa (+21,65%), emulsão asfáltica com elastômero para imperm.  (+20,71%), placa de gesso para forro sem colocação (+20,35%) e telha ondulada fibrocimento 6mm (18,80%).