CUB acumula alta de 14% em 2021

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

CUB acumula alta de 14% em 2021

Variação teria sido menor se não fossem os custos com os materiais de construção que subiram em média 26,20% no ano

O Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 0,22% em dezembro de 2021 e acumula alta de 14% em 2021. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.

Em dezembro, a variação dos custos com materiais de construção foi positiva em +0,27% no período, na comparação com o mês anterior, acumulando variação expressiva de +26,20% no ano. A variação do custo médio das construtoras em dezembro com administrativo (salários dos engenheiros) foi nula, acumulando alta de +5,12% no ano. Já a variação no período com mão de obra foi positiva em +0,19% em dezembro e em +6,37% no ano.

De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, “ficou patente que o CUB teria se elevado menos, não fossem os aumentos dos preços dos materiais de construção, numa espiral que se iniciou em meados de 2020 e se estendeu por todo o ano de 2021. Já no mês passado, o ritmo desses aumentos diminuiu consideravelmente. Por outro lado, a indústria da construção sofreu elevações de custos em outros itens, como serviços. Tudo isso impactou o setor, principalmente o segmento de construção de habitação popular enquadrado no Programa Casa Verde e Amarela, cujo ritmo de vendas e lançamentos declinou.”

O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$ 1.753,81 por metro quadrado em dezembro de 2021.

Com desoneração

Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB registrou variação positiva de +0,23% em dezembro, comparado ao mês de novembro. Em 12 meses, a variação foi de +14,55%. O custo médio da construção paulista subiu para R$ 1.640,70 por metro quadrado em dezembro.

Em dezembro, na comparação com o mês anterior, as variações dos custos médios das construtoras foram: materiais,  +0,27%; administrativo (salários dos engenheiros), nulas; e mão de obra, +0,21%.

Custos dos insumos

Em dezembro, 16 itens apresentaram variações acima do CUB (+0,27%), sendo as mais representativas: disjuntor tripolar 70 A (+2,57%), alimentação tipo marmitex nº 8 (+1,62%), bloco de concreto 19x19x39 cm (+1,25%), tinta látex branca PVA (+1,11%) e porta lisa para pintura 3,5x70x210 cm (+0,93%).

As variações mais expressivas no acumulado de 2021, do CUB do ano (+26,20%), foram: chapa compensado plastificado 18mm (+46,27%), aço CA-50 Ø 10 mm (+45,22%), vidro liso transparente 4mm com massa (+29,76%) e tubo de ferro galv. com costura Ø 2 1/2″ (+29,67%).