CTQ realizou reunião com grupo de empreiteiros

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

CTQ realizou reunião com grupo de empreiteiros

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP realizou virtualmente no dia 7 de julho reunião com o grupo de trabalho Empreiteiros. Representando o SindusCon-SP estavam: seu presidente, Odair Senra, Fábio Villas Boas, coordenador do CTQ e Membro do Conselho Consultivo, Renato Genioli Jr., membro do CTQ, Alexandre de Oliveira, membro do Conselho Consultivo, Rodrigo Von e Sergio Cincurá, ambos do CTQ.

Ao todo, 42 empreiteiras estiveram presente no encontro, em que foram apresentados de forma mais detalhada todos os benefícios e serviços oferecidos pelo SindusCon-SP. Além disso, os participantes elaboraram uma agenda fixa conjunta de trabalho para tratar dos temas comuns nos próximos meses.

Durante o encontro foram apresentados os desdobramentos das negociações coletivas deste ano entre todas as partes. Ressaltou-se que a construção civil não parou nenhum dia a sua atividade, como aconteceu com outros setores desde a declaração de pandemia pela OMS.

Também foram apresentados os avanços nas negociações das convenções coletivas deste ano, especialmente, nos seguintes pontos: em curto espaço de tempo, o SindusCon-SP promoveu reuniões para ouvir todas as partes; as assembleias tiveram uma maciça participação das empresas do setor; as negociações foram feitas rapidamente evitando uma greve; estão previstas nas convenções coletivas uma Comissão de Negociação ou Fórum de Negociação com o objetivo de resolver problemas que surgirem, antes de quaisquer paralisações; e, além das convenções, foram assinados termos aditivos para permitir e convalidar todos os atos praticados pelas empresas referentes a suspensão do contrato de trabalho, dentre outros itens.

O encontro foi a terceira reunião do grupo.  A primeira foi no dia 29 de outubro do ano passado e a segunda foi no dia 5 de junho de 2020. A intenção dos participantes é de dar continuidade aos encontros para que sejam alcançados objetivos comuns.

Como resultado da primeira reunião, ainda no ano passado, foi criado um grupo de whatsapp chamado Linha Direta e um e-mail ([email protected]), para comunicação entre todos. Após o encontro, novos membros foram incluídos no grupo como forma de ampliar a comunicação.

Os participantes foram convidados a acompanharem o webinar que será realizado gratuitamente pelo Conselho Jurídico do SindusCon-SP no dia 20 de julho sobre home office e teletrabalho. Além disso, foi sugerida a elaboração de uma cartilha voltada ao trabalhador da construção civil com as regras trabalhistas aplicáveis ao tempo de pandemia – MP nº 936, convertida em lei.