CTQ do SindusCon-SP recebe visita da Abratec

CTQ do SindusCon-SP recebe visita da Abratec
Roberto Vergueiro, vice-presidente da Abratec participou de reunião do CTQ
Roberto Vergueiro, vice-presidente da Abratec, participou de reunião do CTQ

O Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do SindusCon-SP recebeu em 11 de abril a visita de Roberto Vergueiro, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Construção Civil (Abratec). A entidade reúne os laboratórios de controle tecnológico da construção civil do país acreditados pelo Inmetro, sete dos quais no Estado de São Paulo.

No encontro, ficou acertada uma aproximação das entidades, com foco na qualidade das obras e dos serviços oferecidos pelos laboratórios. Vergueiro informou que a Abratec deverá editar um manual de controle tecnológico didático, para que os empreiteiros compreendam estes procedimentos, desde a fase de fundação até a concretagem da obra.

O vice-presidente colocou sua entidade à disposição para realizar estudos visando o atendimento à Norma de Desempenho. Informou que foram atualizados os manuais referentes a solos e controle térmico. E disse que pretende elaborar uma publicação destinada a esclarecer o mercado sobre a orçamentação dos serviços de controle tecnológico.

Os membros do CTQ deram sugestões para uma maior interação entre construtoras e laboratórios. A reunião foi conduzida pelo coordenador do CTQ, Renato Genioli, e pelo coordenador adjunto, Fabio Villas Bôas.