CTQ discute ações pela melhoria da produtividade e do meio ambiente

Rafael Marko

Por Rafael Marko

CTQ discute ações pela melhoria da produtividade e do meio ambiente

Na pauta, participação na CeCarbon e em outras ações do SindusCon-SP

As atividades do SindusCon-SP pela melhoria da produtividade, da qualidade e do meio ambiente na indústria da construção foram discutidas na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em 11 de agosto, conduzida pelo seu coordenador Rodrigo Von Duhlendorff, com a participação de Odair Senra, presidente da entidade.

Importância do CeCarbon

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, informou que Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e SindusCon-SP alinharam-se para adotar a CeCarbon – a calculadora de consumo energético e emissões de carbono de edificações – como ferramenta padrão para o atendimento das demandas do Decreto 11075, de maio deste ano, que instituiu o plano nacional de redução de emissões de gases de efeito estufa.

Segundo Vasconcellos, o objetivo é que o estabelecimento de metas factíveis para essa redução na indústria da construção – exigência feita pelo decreto – seja feito a partir do levantamento do volume médio de geração dessas emissões. Este volume será definido pelas informações que as construtoras fornecem no CeCarbon ao calcularem suas emissões. Em função desta demanda, o vice-presidente instou as empresas do CTQ que ainda não utilizam a CeCarbon, a usá-la. Uma nova versão da calculadora estará disponível no final deste mês.

Ele também apresentou o andamento dos trabalhos do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) da entidade. Destacou o lançamento, em julho, do site Normalização para Eficiência em Edificações, fruto da parceria do SindusCon-SP com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e a Eletrobras para a atualização das normas técnicas de eficiência energética em edificações.

Vasconcellos anunciou que em 26 de agosto haverá o workshop gratuito sobre ESG (sigla em inglês para Responsabilidade Ambiental, Reponsabilidade Social e Governança) e seus impactos no financiamento imobiliário, com a participação de Sandro Gamba, gerente do Santander, que criou uma linha específica para esta finalidade. Informou ainda que será realizado curso de conservação de água em edificações e uso de fontes alternativas de água (não-potável).

Rodrigo Von alertou que a redução das emissões de gases de efeito estufa será um dos itens que os bancos levarão em consideração para a concessão de financiamentos imobiliários, daí a importância de as empresas utilizarem a CeCarbon.

Custos da construção

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, chamou a atenção para a necessidade de as construtoras participarem da pesquisa mensal do CUB (Custo Unitário Básico) da indústria da construção no Estado de São Paulo, calculado pela FGV. Atribuição legal do SindusCon-SP, o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras. Além de servir para as empresas cotejarem os custos de seus insumos com a média paga pelo setor, o indicador é utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.

Normas técnicas

Lilian Sarrouf, superintendente do CB002 (Comitê Brasileiro da Construção Civil) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), informou que a Comissão de Estudos da Norma de Garantias está concluindo a elaboração do texto base para encaminhamento à etapa de Consulta Nacional. Posteriormente haverá atividades de divulgação e de compatibilização desta norma com as demais, como a de Desempenho. Relatou que segue o trabalho de acompanhamento da elaboração ou revisão das demais normas por um grupo de trabalho formado por representantes do SindusCon-SP, Secovi-SP, Abrainc e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Está sendo elaborado o texto da norma de impermeabilização em edificações. A revisão de outras normas deverá ser iniciada. Os textos das normas de projeto estrutural, execução de estruturas de concreto e de saídas de emergência irão para consulta nacional.

Novidade para elevadores

Douglas Domingues Beckmann, gerente Comercial Nacional de Vendas e Marketing da Atlas Schindler, apresentou a plataforma Plan & Design, que traz facilidades aos projetistas, como uso em BIM, tomar decisões sobre tráfego de pessoas e orçamentos, entre outras. A ferramenta recomenda os elevadores mais indicados para caso, possibilita a configuração dos equipamentos para diversos usos, traz orientações para tanto, e ao final apresenta um projeto de acordo com as informações fornecidas pelo usuário.

Outras atividades

Rodrigo Von informou que os Grupos de Trabalho do CTQ farão uma reunião em 25 de agosto para apresentar o andamento de suas atividades. Instou as empresas a participarem e também a se engajarem nestas e em outras ações do comitê. Ele ainda lembrou às empresas de que em algumas horas se iniciaria o seminário do SindusCon-SP sobre a industrialização na construção de empreendimentos residenciais, em parceria com a AsBEA-SP (Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo).

Jorge Batlouni, vice-presidente do SindusCon-SP, e Roberto Clara, membro do CTQ, convidaram as empresas a participarem do Seminário Tecnologia de Estruturas em 31 de agosto, que trará cases de inovações nesta área.

Flávio Cuperman, membro do CTQ, relatou a visita feita pelas empresas do comitê à obra O Parque em julho, destacando a transmissão transparente de conhecimentos sobre as soluções inovadoras encontradas para diversos desafios construtivos.

Rosilene Carvalho, gerente Jurídico do SindusCon-SP, informou que a Caixa solicitou ao SindusCon-SP e a suas empresas associadas que participem da campanha Caixa para Elas. Fruto da campanha do governo Salve Uma Mulher, o objetivo é o combate à violência contra as mulheres. A Caixa oferecerá a mulheres em situação de vulnerabilidade facilidades financeiras e um hotsite para mulheres de baixa renda. A ideia é que as associadas do SindusCon-SP divulguem a importância do respeito à mulher.

Carlos Barbara, membro do CTQ, relatou os resultados positivos do Seminário de Sistemas Prediais, em termos de transmissão de conteúdos e de participações nos modos presencial e híbrido.

Roberto Junior, membro do CTQ e coordenador da Universidade Corporativa SindusCon-SP, informou que em setembro a Universidade completará um ano, tendo capacitado cerca de mil profissionais, com ótimo aproveitamento. Em 16 de agosto se iniciará o curso de revestimento interno e externo e no dia 18, o de conservação de água e uso alternativo de fontes alternativas de água. Junior ainda relatou o andamento dos cursos de qualificação profissional nos canteiros de obras, em parceria com o Senai-SP. Os cursos são dados das 15h às 17h no canteiro de obras que tenha mais trabalhadores inscritos. Ele solicitou que as empresas procurem a secretaria do CTQ manifestando suas necessidades, para a elaboração dos próximos cursos.

Vasconcellos sugeriu que o programa SindusCon-SP na Prática, para capacitação de estudantes de engenharia e estagiários, seja incorporado no arcabouço da Universidade Corporativa.

Sergio Cincurá relatou o andamento do projeto de qualificação dos empreiteiros, parceria do SindusCon-SP com o Sebrae-SP. Um primeiro diagnóstico das necessidades dos empreiteiros foi levantado. O Sebrae-SP ofereceu alguns cursos de sua plataforma, porém não focados na construção civil. Foi demandado e o Sebrae-SP se comprometeu a elaborar material específico para o setor. Um primeiro curso sobre os setores Jurídico, RH e Financeiro das empreiteiras será ministrado de 12 a 14 de setembro, para o qual Sincurá solicitou que as empresas convidem suas contratadas.

David Fratel, membro do CTQ, sugeriu que o Grupo de Trabalho sobre RH que ele coordena esteja integrado com o planejamento destes cursos. E convidou as empresas a participarem de uma conversa online em 11 de agosto, às 15h20, com a doutora Luiza Sanches, coordenadora de Medicina Assistencial do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), sobre Varíola dos Macacos.

Rodrigo Von comentou que o mundo está mais competitivo e as empresas precisam se adequar, investindo na aquisição de conhecimentos para todo o seu quadro funcional e para os empreiteiros.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo