CTQ debate escalada de preços de materiais

CTQ debate escalada de preços de materiais

A escalada de preços de materiais de construção, a persistência de desabastecimento de diversos insumos, o adiamento de prazos de entrega dos mesmos e os graves impactos atuais e futuros dessa situação para construtoras, seus contratantes e clientes, foram debatidos na reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em 11 de março.

Fábio Villas Bôas, coordenador do CTQ, conduziu a reunião, que contou com a participação de Odair Senra, presidente do SindusCon-SP. No mesmo dia, a questão foi retratada na manchete do Valor Econômico: “Aço mais caro aumenta custos e pressiona inflação”. No texto, Villas Bôas informa que os fornecedores de vergalhão comunicaram às construtoras que farão novos reajustes de preços, de 35% a 37%, a partir de 1º de abril.

O problema dos materiais afeta todas as empresas, especialmente as voltadas à produção para o programa habitacional Casa Verde e Amarela. A situação vem sendo enfrentada com negociações junto aos fornecedores, reduções de custos, busca por aumento de produtividade e substituição de matrizes de insumos quando isto for possível.

Sabesp e seguros

Daniela Ferrari, do Grupo de Trabalho de Concessionárias do CTQ, relatou sua participação em reunião da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. Naquele encontro, sugeriu mudanças na cobrança de tarifas de água e esgoto nos empreendimentos em construção, e a instalação de medidores individuais em edifícios de uso misto.

De sua parte, o Grupo de Trabalho sobre Seguros do CTQ vai retomar as ações pelo aperfeiçoamento do seguro de riscos de engenharia.

Normas técnicas

Lilian Sarrouf, gestora do CB-002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relatou a instalação da Comissão de Estudos da Norma de Garantias de Edificações, para elaboração de norma técnica sob coordenação de Yorki Estefan, vice-presidente Institucional do SindusCon-SP. A primeira reunião de trabalho do grupo será em 19 de março.

O CB-002, informou Lilian, acompanhará prioritariamente o andamento de 87 normas, escolhidas conjuntamente por SindusCon-SP, Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Este acompanhamento será feito mediante participação de profissionais das empresas nas respectivas comissões de estudo.

Ela ainda relatou que, no âmbito da ABNT, está em fase de análise de votos da consulta nacional a Prática Recomendada de Vidros – Aplicação e manutenção de vidros na construção civil. Villas Bôas alertou para a necessidade de esse tipo de texto se ater ao disposto na respectiva norma técnica, o que não está ocorrendo neste caso específico.

Meio ambiente

Vanessa Dias, assessora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, informou que um webinar com orientações sobre o MTR (Sistema de Transporte de Resíduos) e sua integração com o Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos) será realizado em 23 de março. Saiba mais aqui.

Ela também citou a realização recente do webinar sobre novas orientações para o gerenciamento de áreas contaminadas. O vídeo do evento está disponível no canal do sindicato no Youtube. Informou ainda que, em 26 e 28 de abril haverá curso sobre reabilitação dessas áreas, com gerentes da Cetesb. As informações estão disponíveis aqui

De acordo com Vanessa, a Comissão de Estudo de Eficiência Energética em Edificações da ABNT, destinada à elaboração de uma norma técnica a respeito, deverá se instalada em fins de abril e estará aberta à participação.

As empresas também podem participar do Grupo de Trabalho do Projeto Piloto de Gestão de Resíduos de Pintura Imobiliária, que já está em funcionamento, com vistas ao desenvolvimento de uma logística reversa.