CTQ debate carregamento de veículos elétricos
Por Rafael Marko
As questões técnicas da implementação do carregamento de carros elétricos foram analisadas em reunião do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, conduzida por seu coordenador, Fabio Villas Bôas, com a participação do presidente da entidade, Odair Senra, em 11 de novembro.
Thiago Roza, da Enel X, informou que a distribuidora de energia tem parcerias firmadas com diversas montadoras, possibilitando soluções inteligentes de carga individual que não elevem o consumo de energia do condomínio. Outro convênio, com a Estapar, disponibiliza atualmente mais de 200 locais de recarga para acesso do público no país.
Em relação à legislação relativa aos condomínios, Roza disse que há duas opções: um ponto específico para o carregamento ou tomadas nas vagas de garagem. Para empreendimentos que precisam cumprir a lei, não há necessidade de colocar um carregador, apenas prever vaga específica e tomada. Os condomínios que quiserem ir além devem prover um carregador com inteligência para cargas rápidas simultâneas em vários veículos, que a Enel pode entregar.
Dependendo da demanda contratada, prosseguiu Roza, os condomínios podem providenciar um carregador por vaga, porém a um custo bem maior. Com relação à administração do compartilhamento de vaga para carregamento, ele disse que o gerente predial de um empreendimento comercial pode ser avisado por celular para que notifique o proprietário para retirar o veículo da vaga, quando a carga tiver sido completada. No condomínio residencial, seria necessário que o condômino reservasse o horário para a utilização da vaga, assim como faz com o salão de festas, com imposição de multas em caso de descumprimento de horário.
De acordo com Gabriela Thomaz, da Enel-SP, é preciso atentar ao Comunicado Técnico 74 da empresa, e verificar se a entrada de energia será compatível com a demanda projetada. O empreendedor precisa decidir o que for melhor para o empreendimento e a distribuidora atuará de acordo com a legislação e suas normativas internas.
O vice-presidente do SindusCon-SP Renato Genioli e o membro do CTQ Roberto Junior relataram o uso de circuito de um software inteligente, pelo qual, quando um carro tem sua carga completada, começa a do veículo seguinte.
Normas técnicas
Lilian Sarrouf, gestora do CB002 (Comitê Brasileiro da Construção) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), relatou o andamento da elaboração das normas do setor. Informou que CB002 e CB22 – Impermeabilização chegaram ao consenso de que as normas de Projeto e de Execução de Impermeabilização em edificações serão elaboradas no âmbito no CB002. Informou ainda que, para a elaboração da norma de garantias de edificações, os grupos de trabalho da Comissão de Estudo estão começando a concluir seus trabalhos.
Vanessa Dias, assessora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente), relatou que o vídeo do seminário realizado em 22 de outubro sobre o andamento do convênio entre o SindusCon-SP e a Eletrobras, por meio do Procel, continua sendo exibido no canal do SindusCon-SP no Youtube e já teve mais de 600 visualizações.
Jorge Batlouni, vice-presidente do SindusCon-SP, e Renato Genioli apresentaram o balanço dos quatro seminários da Semana da Construção (iCON Hub, Tecnologia de Estruturas, Tecnologia de Sistemas Prediais e BIM), que até o momento totalizaram mais de 2.500 visualizações no canal do SindusCon-SP no Youtube. Os vídeos seguem à disposição para quem não pôde participar.
Ao final da reunião, Roberto Junior, do CTQ, relatou o andamento dos cursos práticos e rápidos da Universidade SindusCon-SP, e reproduziu as avaliações positivas dos participantes, reiterando o convite para as empresas inscreverem seus profissionais.