Crédito imobiliário atinge R$ 4,93 bilhões em julho

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Crédito imobiliário atinge R$ 4,93 bilhões em julho

Em julho, os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas de poupança do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 4,93 bilhões – queda de 10,3% em relação a junho. Na comparação ao mesmo período de 2017 houve crescimento de 16,2%, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Nos primeiros sete meses do ano, foram financiados R$ 30,21 bilhões, montante 21,9% superior ao observado em igual período de 2017.
Nos 12 meses compreendidos entre agosto de 2017 e julho de 2018, foram aplicados R$ 48,57 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE, elevação de 8% em relação ao apurado nos 12 meses precedentes.
Financiamentos imobiliários – unidades
Foram financiados em julho, nas modalidades de aquisição e construção, 19,6 mil imóveis, número quase igual ao de junho (queda de apenas 0,1%). Em relação a julho do ano passado, houve alta de 19,1%.
Nos primeiros sete meses de 2018, foram financiadas aquisições e construções de 118,48 mil imóveis, alta de 19,7% em relação a igual período de 2017, quando 99,02 mil unidades foram objeto de financiamento bancário.
Tomado um período mais dilatado, o financiamento imobiliário viabilizou a aquisição e a construção de 195,08 mil imóveis em 12 meses, até julho de 2018, crescimento de 7,9% relativamente aos 12 meses precedentes.
Poupança SBPE: captação líquida
Em julho, pelo quinto mês consecutivo, a captação líquida da poupança SBPE ficou no campo positivo, com entradas líquidas de R$ 2,07 bilhões. Embora tenham ficado em patamar inferior ao de junho, as entradas representaram quase o dobro do montante registrado em julho do ano passado, de R$ 1,10 bilhão.
Nos primeiros sete meses de 2018, a captação líquida somou R$ 4,6 bilhões, mostrando recuperação importante em relação a igual período do ano passado (-R$ 7,09 bilhões).
A manutenção da Selic em patamar baixo deverá continuar atraindo poupadores, uma vez que nesse nível de juros, o rendimento da poupança fica mais competitivo em relação às demais aplicações.
Poupança SBPE: saldo
A sequência de captações líquidas positivas dos últimos meses elevou o saldo de julho para o patamar de R$ 583,8 bilhões, crescimento de 10,3% em relação a igual período do ano passado.