Crédito imobiliário atinge R$ 4,87 bilhões em fevereiro

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Crédito imobiliário atinge R$ 4,87 bilhões em fevereiro

Os financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) atingiram R$ 4,87 bilhões em fevereiro de 2019 – queda de 4,5% em relação a janeiro de 2019 e alta de 37,8% comparada a fevereiro de 2018.

No primeiro bimestre de 2019, foram aplicados R$ 9,96 bilhões na aquisição e construção de imóveis com recursos do SBPE, elevação de 34,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Abecip (Associação Brasileira de Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança).

No acumulado de 12 meses até fevereiro, os empréstimos de R$ 59,96 bilhões para aquisição e construção de imóveis com recursos da Poupança representaram uma alta de 34,8% em relação aos 12 meses anteriores.

Os dados mostram que a recuperação do volume financiado nestes últimos 12 meses interrompeu um período de três anos de quedas consecutivas.

Número de unidades

Nas modalidades de aquisição e construção, foram financiados 19,4 mil imóveis em fevereiro de 2019, resultado 2,7% inferior ao de janeiro. Já em relação a fevereiro do ano passado houve alta de 48%.

Nos primeiros dois meses de 2019, os recursos da Poupança viabilizaram a aquisição e a construção de 39,3 mil imóveis, apontando elevação de 36% em relação a igual período de 2018.

Nos últimos 12 meses até fevereiro, foram financiadas a aquisição e a construção de 238,8 mil imóveis – alta de 33,3% em relação aos 12 meses anteriores, quando 179,1 mil unidades foram objeto de financiamento bancário. Para a entidade, os números estão confirmando sua expectativa de aceleração nos financiamentos imobiliários neste ano.

Com informações da Abecip