Covid-19 volta a crescer nas obras paulistas; protocolos continuam sendo rigorosamente seguidos 

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Covid-19 volta a crescer nas obras paulistas; protocolos continuam sendo rigorosamente seguidos 

Os casos suspeitos de infecção por Covid-19 em obras no Estado de São Paulo subiram de 0,08% para 0,31% do pessoal empregado, e os confirmados se elevaram de 0,09% para 0,16% do contingente de trabalhadores. Pela décima semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela nona semana seguida.

Estes são os resultados da Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Nesta 69ª rodada, foram obtidas respostas de 47 empresas, responsáveis por 586 obras, envolvendo 39.463 empregos diretos e terceirizados, de 17 a 30 de setembro.

Das empresas pesquisadas, 36 informaram que 19.560 trabalhadores foram vacinados com a primeira dose e 8.143 com a segunda ou dose única. Caiu de 49% para 30% o percentual de trabalhadores em relação ao total pesquisado, sobre os quais as empresas não informaram o andamento da vacinação.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, recomendam às empresas reforçarem diariamente as orientações e medidas de prevenção, que continuam sendo rigorosamente seguidas. “Diante da alta transmissibilidade da variante delta da doença, não podemos baixar a guarda em relação ao uso de máscaras nas obras e nos trajetos, à higienização constante das mãos e ao distanciamento social”, afirmam.

Principais resultados da 69ª Pesquisa:

  • 0,31% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,16% afastados por confirmação da doença;
  • 586 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 99,8% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção e divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP.

. 97% fornecem máscaras para os trajetos entre as residências e as obras

. 94% fornecem máscaras extras para as obras além das utilizadas como EPIs

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios das últimas rodadas da pesquisa:

69ª

68ª

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo