Covid-19 não detém a construção

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Covid-19 não detém a construção

A contaminação cresce mas está em nível reduzido

Graças às rígidas medidas de proteção sanitária adotadas, os canteiros de obras seguem suas atividades sem interrupção no Estado de São Paulo.

Nas últimas cinco semanas, apesar de um aumento de contaminação pela Covid-19, o número de casos da doença nas obras continuou se mantendo abaixo de 1% do contingente de pessoal.

Os casos suspeitos se elevaram de 0,08% para 0,66%, e os confirmados, de 0,01% para 0,31%. Pela 25ª semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nas últimas 11 semanas, nenhum trabalhador estava hospitalizado.

Estes foram os resultados da 75ª pesquisa realizada por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção). Foram obtidas respostas de 47 empresas, responsáveis por 586 obras, envolvendo 46.336 empregos diretos e terceirizados, de 10 de dezembro a 13 de janeiro.

Das empresas pesquisadas, 39 informaram que 20.992 trabalhadores estão vacinados com a primeira dose (45%), 20.614 com a segunda ou dose única (44%), e 2.557 com a de reforço (6%). O percentual de trabalhadores sobre os quais não foi informado o andamento da vacinação foi de 5%.

O momento é de estímulo à vacinação completa e reforço das medidas de proteção sanitária. O trabalhador é orientado a buscar atendimento médico caso apresente sintomas, mesmo que leves, ou tenha tido contato com casos confirmados de Covid-19 ou de gripe.

Os médicos do Seconci-SP têm definido o protocolo mais adequado para cada caso, preconizando isolamento e acompanhamento. O paciente é afastado do trabalho por sete dias a partir do início dos sintomas. No final deste período, pode voltar à obra se não apresentar mais sintomas. Se apresentá-los, deve retornar ao médico para nova avaliação.

Toda a orientação nos canteiros segue sob os mantras: “Não é hora de baixar a guarda” e “Vacina salva!”.