Construtoras do iCON Hub lançam dois novos desafios às startups

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construtoras do iCON Hub lançam dois novos desafios às startups

Novos desafios foram lançados às startups que queiram oferecer soluções inovadoras às empresas de construção civil no iCON Hub. Parceria do SindusCon-SP com a Neo Ventures, este hub destina-­se a fomentar a inovação e o empreendedorismo na indústria da construção, unindo empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia.

Um destes novos desafios é organizar eficientemente o alto volume de informações e preferências que uma determinada construtora colhe de seus clientes e prospects nas redes sociais. No momento, este processo é realizado de forma manual, demandando muito tempo. Estas informações precisam ser atualizadas constantemente em um único ambiente, possibilitando à equipe comercial análises e decisões mais assertivas para orientar abordagens e campanhas de comunicação. A solução precisa levar em conta as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados.

Outra construtora lançou o desafio de elevar a produtividade de seus processos de qualificação, cadastro e avaliação de fornecedores, que se iniciam de maneira predominantemente manual. Quando há não-conformidades, os documentos são devolvidos aos fornecedores para correção, gerando idas e vindas, ineficiência e equívocos.

A solução desejada deve melhorar a eficiência do processo, gerar informações confiáveis para melhorar o desempenho dos fornecedores, garantir a segurança da informação e aumentar o controle. Deve evitar desperdícios de tempo, eliminar retrabalho, automatizar procedimentos e diminuir a quantidade de papel.

Estes novos desafios fazem parte do terceiro ciclo do Programa de Inovação Aberta do iCON Hub. As startups interessadas podem se inscrever até 25 de julho. Em 16 de agosto, serão convocadas para o Bootcamp, semana de 23 a 27 de agosto para imersão e discussão com as empresas sobre as soluções propostas. A divulgação das startups selecionadas para as provas de conceito será em 3 de setembro. Em 9 de dezembro, apresentarão suas soluções no Demoday.

Já as startups, construtechs e propetchs que idealizarem soluções para outras necessidades das construtoras – do processo produtivo ao backoffice – podem apresentá-las ao iCON Hub, por meio do Open Innovation Channel (OIC).

Trata-se de um canal aberto de criação de oportunidades de negócios para agilizar a conexão entre soluções existentes em multimercados com as demandas das mantenedoras do Hub. Seu objetivo é facilitar e acelerar o processo de inovação aberta destas empresas, para atender demandas específicas que dispensam uma etapa de preparação prévia.

A equipe do Hub revisará previamente todas as soluções que ingressarem no canal e apresentará mensalmente às suas mantenedoras um portfólio estruturado. Estas empresas, após analisar as oportunidades, indicarão as soluções com as quais desejam se aproximar.

O edital do ciclo 3 e o OIC estão disponíveis no site www.iconhub.com.br .

O material é a íntegra da coluna Entre Aspas publicada semanalmente pelo SindusCon-SP no jornal O Estado de S. Paulo (16/7/2021).