ConstruSer 2019 reuniu mais de 19 mil trabalhadores e voluntários

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

ConstruSer 2019 reuniu mais de 19 mil trabalhadores e voluntários
Evento contou com várias atividades para os trabalhadores da construção civil e seus familiares

No dia 27 de abril, mais de 19 mil pessoas em dez cidades do Estado de São Paulo se reuniram na 12ª edição do ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família, maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista. O evento proporcionou um dia de lazer, serviços, atividades educacionais e de geração de renda aos trabalhadores da construção e a seus familiares e amigos no estado de São Paulo. O tema da edição de 2019 é “Família, trabalho e lazer – Construindo um Futuro Melhor”.

O encontro contou com múltiplas atividades focadas na família e no desenvolvimento da cidadania. Esta edição foi realizada simultaneamente em Osasco, para os trabalhadores da capital, e em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André (para o ABCD), Cubatão (para a Baixada Santista), São José do Rio Preto, São José dos Campos (para o Vale do Paraíba e o Alto Tietê) e Votorantim (para Sorocaba).

Cerimônia

Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra e Vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan

Na abertura do evento em Osasco, o presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, destacou em seu discurso que o ConstruSer é uma demonstração de que as relações capital-trabalho podem e devem ir muito além de uma simples negociação salarial. “A felicidade das famílias e amigos que aqui curtem um dia de lazer e cidadania é o nosso maior ganho no dia de hoje. Por isso, o tema central do nosso encontro é família: construindo a cidadania e o ser humano. Em um ano de grande dificuldade para as empresas e entidades, realizar o ConstruSer se traduziu em fortalecimento de parcerias e união de esforços”, afirmou.

O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, que também é presidente do Seconci-SP, ressaltou que o evento é feito pelo setor exclusivamente para os seus trabalhadores. “Toda a cadeia construtiva se reúne hoje para promover um evento cujo único foco é a satisfação dos trabalhadores da indústria da construção e seus amigos e familiares”, afirmou Ishikawa. “Há 12 anos realizamos esse evento com todo nosso time de voluntários, apoiadores e patrocinadores. Mantemos nossa atenção para a responsabilidade social sustentável porque nosso trabalho é voltado para a educação”.

Também participaram do evento em Osasco, Eduardo Zaydan (SindusCon-SP), Marcel Miri (Sesi), Antonio de Sousa Ramalho (Sintracon-SP), Miriam Pereira (MPD), Fernando Costa Neto (Seconci-SP), Marcos Antônio de Almeida Ribeiro (Sintesp-SP), Elcio Sigolo (Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo), Regina Ramalho (Notícia Pró Trabalho), Marcelo Paranzini (Sebrae-SP), Maria Inês Vitor (INSS) e Abílio José Weber (Senai).

União

Vice-presidente Relações de Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP, Haruo Ishikawa

O ConstruSer foi realizado pelas seguintes entidades setoriais: SindusCon-SP – Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo; Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Sesi-SP – Serviço Social da Indústria; Senai-SP – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; e Seconci-SP – Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Município de São Paulo – Sintracon-SP apoiou a realização do evento. A União dos associados também contribuiu significativamente para a execução deste evento, que contou com as seguintes empresas patrocinadoras estaduais: MPD Engenharia, Trisul, MRV, Tecnisa, Pacaembu e EZTEC; e, os regionais: Atlas Schindler, R. Yazbek, Grupo Agys- Construtora Ferreira Guedes e Hoga Empreendimentos.

Atividades

Participantes se divertem na piscina do Cati em Osasco

O ConstruSer busca sempre atender as necessidades do trabalhador, levando cultura, lazer, saúde e experiências de desenvolvimento e interação social.

“Família: Construindo a Cidadania e o Ser Humano” foi o tema central do encontro, que teve como pontos focais, o trabalhador, a mulher, o jovem e o deficiente. As atividades refletiram esses pontos focais, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS. Os participantes contaram oficinas sobre nutrição saudável; informações sobre saúde e planejamento familiar; atividades esportivas e piscina; oficinas de robótica e games para jovens, e de confecção de porcelana personalizada e aromatizadores de ambiente para complementação de renda; e atividades de sensibilização visando a inclusão de pessoas com deficiência, além dos exames médicos realizados.

As atividades foram divididas em setores identificados por cores: redução da desigualdade (rosa), saúde e bem-estar (verde) e educação de qualidade (vermelho).

O Seconci-SP também esteve presente nas dez localidades onde foi promovido o evento e ofereceu testes de: glicemia; acuidade visual; aferição de pressão arterial; e, distribuição de cartilha viva bem (orientações de saúde), folheto sobre dengue, zika e chicungunha e folheto sobre febre amarela.

Balanço

A 12 edições do ConstruSer somaram 353.838 participantes. Ao todo, mais de 890 atividades foram realizadas e mais de 3.455.160 atendimentos feitos.

O álbum completo de fotos das atividades em Osasco pode ser acessado aqui.