ConstruSer 2018 reúne mais 21 mil trabalhadores e voluntários da construção

Enzo Bertolini

Por Enzo Bertolini

ConstruSer 2018 reúne mais 21 mil trabalhadores e voluntários da construção

ConstruSerNo último sábado (14) foi realizado simultaneamente em dez cidades do estado de São Paulo o 11º Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer): Bauru, Campinas, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Cubatão, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Votorantim.
Realizado pelo SindusCon-SP, com corealização do Seconci-SP e apoio da Fiesp, do Senai-SP e Sesi-SP, o evento reuniu 19.472 trabalhadores da construção e 2.925 voluntários em um dia de múltiplas atividades focadas na família e no desenvolvimento da cidadania.
Na abertura do evento em Osasco, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, lembrou que o ConstruSer deste ano foi o primeiro a ser realizado no marco das novas relações capital-trabalho, inauguradas pela Reforma Trabalhista. “Muitos criticaram a reforma, alegando que ela veio para enfraquecer os sindicatos, ao transformar a contribuição sindical em facultativa”, afirmou. “Digo o contrário: esta é a oportunidade para fortalecermos os sindicatos realmente representativos dos trabalhadores e dos empregadores.”
IMG_8823O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa, que também é presidente do Seconci-SP, destacou a importância da parceria o Sesi e o Senai para o ConstruSer. “Graças ao apoio deles conseguimos realizar um evento desta magnitude, com uma variedade grande de atividades. Isso fortalece o setor. A crise continua, mas não podemos esmorecer.
Também participaram do evento em Osasco, Carla de Cassia Fortino Lellis (Sesi/CAT Osasco), Abílio Weber (Senai-SP), Adriana Ramalho (vereadora de São Paulo), Antonio de Sousa Ramalho (Sintracon-SP), Carlos Cristofani (MPD), Eduardo Zaydan (SindusCon-SP), De Paula (vereador de Osasco) Francisco Antunes de Vascocellos Neto (SinudsCon-SP, Marcos Antonio de Almeida Ribeiro (Sintesp), Milton Perez (ABPA), Laura Shizue Kossaka (INSS), Regina Ramalho (Notícia Pró Trabalho), Tenente Roberto José Arantes Caetano (Corpo de Bombeiros), Lau Alencar (Prefeitura de Osasco), Orlando Silva (Deputado Federal), Vanessa Dupont (Pormade Decor) e Wellington Roberto Alves dos Santos (STICCOR).
Atividades
IMG_9184Dividido por setores identificados por cores, o ConstruSer deu enfoque em diferentes temáticas como alimentação, saúde, empreendedorismo e lazer. Foram ministradas oficinas, jogos temáticos, atividades esportivas e pedagógicas sempre com a proposta de ajudar o trabalhador da construção a se capacitar e desenvolver como ser humano e profissional.
Pela primeira vez no evento, o armador Francisco de Assis Alves da Silva, da Construtora Rangel, elogiou as atividades. “Vim com minha esposa e minhas filhas e todos estão se divertindo muito.”
Acompanhada dos três filhos e da mãe, Jéssica Xavier Gomes da Silva, veio com uma caravana da Vila Penteado pelo sétimo ano consecutivo. A família aproveitou a oportunidade para passar pela unidade móvel odontológica do Seconci-SP. “Todo ano fazemos a avaliação com os dentistas aqui para checar se está tudo bem. Vale muito a pena.”
IMG_9053O assistente contábil, Devanir Batista Martins, estava participando pela primeira vez do ConstruSer e destacou a organização do evento no acesso e atendimento aos participantes. “Está tudo muito bem organizado.” Acompanhado dos dois filhos e da esposa, Martins passou pela avaliação médica, com exame de glicemia, aferição de pressão e exame oftalmológico.
Patrocínios
Caixa Econômica Federal, MPD e Pormade Decor.
Apoios institucionais
Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), Associação Diabetes Juvenil (ADJ), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Feticom-SP, INSS, Notícia Pró Trabalho, Sebrae – Osasco, Secovi-SP, Sintesp, Sintracon-SP e STICCOR.
Apoios regionais
Faculdade Anhanguera, Sabesp e Teruya.
Sobre o ConstruSer
De 2008 a 2017, o ConstruSer já recebeu 311.291 trabalhadores da construção civil e seus familiares, gerando 3.210.046 atendimentos de 724 atividades oferecidas gratuitamente ao longo de um dia inteiro voltado a lazer, cultura, saúde, educação, cidadania, melhoria da qualidade de vida, elevação da autoestima e incentivo ao convívio familiar.
O álbum completo de fotos das atividades em Osasco pode ser acessado aqui.