Construindo 2020: Tecnologia e Qualidade

Por Daniela Barbará

Construindo 2020: Tecnologia e Qualidade
Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni

O Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ) é uma instância de estruturação de ações setoriais ligadas a tecnologia e qualidade, que atua no Sinduscon São Paulo desde 1995 na análise de questões que afetam a construção civil nestes temas.

Em entrevista, os vice-presidentes de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni e Paulo Sanchez, pontuaram, que para 2020 o CTQ mantém sua agenda comprometida com eventos que promovem a troca de experiências bem sucedidas em setores estratégicos como Estruturas, Sistemas Prediais e BIM (Modelagem da Informação da Construção), além de promover missões e intercâmbios técnicos internacionais. “Manteremos a atuação fortemente na normatização, acompanhando, participando e monitorando a elaboração ou revisão das Normas Técnicas da ABNT que afetam a construção de edifícios”, destacaram. Saiba mais abaixo sobre as ações previstas para 2020:

• Constituído por empresas construtoras reconhecidamente engajadas em processos de melhoria da qualidade e desenvolvimento tecnológico, o comitê identifica necessidades, desenvolve e promove ações. A 21ª edição do Seminário Tecnologia de Estruturas irá tratar neste ano de inovações em sistemas construtivos, prevenção de patologias e recomendações valiosas para o aumento da produtividade. O tradicional evento soma mais de 230 palestras com os mais renomados profissionais do setor ao longo dos seus 20 anos de existência.
  • Para o CTQ, a indústria da construção precisa estar atenta às novas tendências de modernização dos sistemas prediais e aos desafios para sua correta instalação e manutenção. Assim, realizará em 2020 a 16ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais.
  • Em relação à Norma de Desempenho ABNT NBR-15575, o CTQ irá acompanhar os debates sobre possíveis atualizações e apresentá-las de forma clara e objetiva para seus membros em seus encontros mensais.
  • O grupo mantem-se alerta sobre as questões envolvendo legislação e segurança jurídica do setor de construção imobiliária.
  • O grupo irá também manter ao longo de 2020 sua agenda periódica de encontros com concessionárias de serviços públicos e secretarias municipais.
Vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Paulo Sanchez

Evolução do BIM

Em 2019, o SindusCon-SP comemorou a realização do 10º Seminário Internacional BIM. Um dos destaques foi o debate internacional sobre os ganhos de produtividade alcançados pela utilização do VDC (Virtual Design and Construction), com o emprego de BIM e Lean Construction. O público, que contava com cerca de 250 participantes, também teve acesso a um novo desenvolvimento, o chamado projeto generativo que alia BIM com a utilização de Inteligência Artificial (IA).

Além disso, o CTQ realizou o workshop Vencedores do 4º Prêmio de Excelência BIM (Modelagem da Informação da Construção) para seus associados, estudantes, professores e público em geral. O Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP teve sua primeira edição em 2016 e laureou trabalhos de grande destaque nas suas várias categorias, revelando empresas que estão na vanguarda do uso de BIM no Brasil.

iCON Hub

O iCON Hub, programa de inovação da Construção, está iniciando as suas atividades, aproximando as construtoras das startups. Ele foi criado para fomentar inovação e empreendedorismo na construção civil brasileira, unindo empresas, organizações, empreendedores e centros de conhecimento e tecnologia. Idealizado pelo Sinduscon São Paulo em parceria com a Neo Ventures, o Hub funciona em um espaço exclusivo para suas atividades, na sede da entidade.

Saiba mais em www.iconhub.com.br