Construindo 2020: Habitação

Construindo 2020: Habitação
Vice-presidente de Habitação Popular do SindusCon-SP, Ronaldo Cury
Vice-presidente de Habitação do Sinduscon São Paulo, Ronaldo Cury

O vice-presidente de Habitação do Sinduscon São Paulo e coordenador do Comitê de Habitação Popular (CHP) da entidade, Ronaldo Cury, manterá ao longo de 2020 uma agenda periódica com ênfase nos diálogos com setores de governo responsáveis por políticas habitacionais, instituições financeiras, concessionárias de serviços e órgãos de aprovação de projetos.

O CHP do SindusCon-SP é um grupo de trabalho que discute problemas e soluções que impactam o setor de habitação. Ele se reúne mensalmente e possui um calendário permanente de ações por meio de grupos de trabalho em áreas como desburocratização e agilização de licenciamentos, padronização de exigências de especificações de Habitação de Interesse Social, tecnologia e qualidade em obras de moradias populares e fontes de financiamento para o setor.

Saiba mais abaixo sobre as ações previstas para 2020:

• Ao longo do ano será mantida uma agenda com os órgãos representativos da habitação para apresentar as dificuldades observadas e sugestões de melhorias;
  • No âmbito nacional, os participantes devem se reunir com o Secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com a Diretoria de Habitação da Caixa Econômica Federal e com membros do Conselho Curador do FGTS para tratar de todo “ecossistema” que envolve o Programa Nacional de Habitação;
  • Estadualmente, o CHP irá abordar as questões referentes às PPPs, chamamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), apoio ao Programa Estadual (Casa Paulista), aluguel social etc.;
  • Na esfera municipal, os temas que serão debatidos ao longo de 2020 são: PPPs, chamamentos da Cohabs, apoio ao Programa Municipal (Casa Paulistana) e aluguel social;
  • Na expectativa do CHP, o governo deverá buscar quitar os pagamentos em atraso e anunciar em breve as novas bases da continuidade do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
  • O comitê irá também manter ao longo de 2020 encontros com concessionárias de serviços públicos e órgãos representativos como o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Grapohab).
  • Da mesma forma, as regionais do Sinduscon São Paulo irão operacionalizar reuniões locais com os principais representantes dessas entidades e os representantes políticos municipais.
  • O grupo também mantém comunicação com os seus membros por meio de aplicativo, a fim de atualizá-los sobre a evolução do setor.

Benefícios

sdc_logotipo_oficial (1)O Sinduscon São Paulo é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Conheça abaixo alguns dos benefícios oferecidos para quem faz parte de nossa rede.

Principais Benefícios:

• Descontos em cursos, seminários e congressos;
  • Dispensa de apresentação de quitação com o ISS para a obtenção do Habite-se (na Capital e em Santos);
  • Participação ativa nas negociações das convenções coletivas de trabalho;
  • Programa SindusCon-SP de Segurança do Trabalho – Parceria SENAI;
  • Programa de Elevação da Escolaridade – Parceria SESI;
  • Acesso a manuais técnicos (BIM, Normas de Desempenho, Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, Reuso de água, entre outros);
  • Programas de Inovação Aberta – Parceria iCON Hub;
  • Interlocução com órgãos do poder público e concessionárias de serviços.
  • Participação em reuniões técnicas junto à ABNT;
  • Recebimento bissemanal da newsletter do SindusCon-SP (Construmail); com as informações mais relevantes do setor.

Para saber mais sobre os benefícios do Sinduscon São Paulo acesse a página https://institucional.portalsinduscon.com.br/beneficios ou entre em contato com a central de relacionamento do sindicato pelo telefone (11) 3334-5600 ou pelo e-mail [email protected].