Construindo 2020: Capital-Trabalho

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Construindo 2020: Capital-Trabalho
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Haruo Ishikawa
O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon São Paulo e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Haruo Ishikawa

O vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do Sinduscon-SP e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Haruo Ishikawa, representou em 2019 a CBIC/CNI (Câmara Brasileira da Industria da Construção/Confederação Nacional da Indústria) no grupo tripartite que elaborou a proposta da nova redação da Norma Regulamentadora 18 – Condições de Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria da Construção. O tema irá permear em 2020 as ações do setor no Sinduscon São Paulo. Veja abaixo as principais:

• A NR 18 foi simplificada, facilitando sua observância pelas empresas, sem prejuízo da saúde e da segurança do trabalhador, que ficou mais fortalecida. Basicamente, a nova norma diz o que fazer, e não como fazer, sem entrar em detalhes desnecessários que só dificultavam a sua observância e tiravam competitividade das empresas. A nova norma entrará em vigor no início de 2021.
  • Em 2020, Ishikawa promoverá um road show no interior do Estado reforçando a importância da NR 18 para as empresas do setor e como o empresário deve se preparar para atender suas exigências.
  • 2020 aponta com uma tendência de aumento de obras que desencadeará um cenário de mercado de trabalho com uma possível escassez de mão de obra especializada. Com isso, a área de Capital-Trabalho difundirá ainda mais o Programa de Elevação de Escolaridade (veja mais abaixo).
  • Nosso associado poderá participar das reuniões da Comissão Permanente de Negociação (CPN) e estará sempre bem informado para poder tomar a melhor decisão para seu negócio nas Convenções Coletivas tanto na Capital quanto no Interior.

13º ConstruSer – Encontro Estadual da Construção Civil em Família

O ConstruSer, maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista, já tem data marcada: 25 de abril. Realizado por SindusCon-SP, Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP, o evento deverá reunir cerca de 25 mil participantes, entre trabalhadores do setor e seus familiares, e voluntários.

Sob o tema “Família, trabalho e lazer – Desenvolvendo no presente para construir o futuro”, o ConstruSer proporcionará um dia de lazer, serviços, atividades educacionais e de geração de renda aos trabalhadores da construção e a seus familiares.

A coordenação do evento está a cargo de Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social do Sinduscon São Paulo e da área de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, junto com a Diretoria do Seconci-SP.

Com atividades dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os participantes contarão com exames médicos; oficinas voltadas à capacitação, segurança familiar e inclusão social de trabalhadores, mulheres, jovens, idosos e pessoas com deficiência; orientações sobre responsabilidade social e sustentabilidade; e atividades esportivas e de lazer, incluindo uso das piscinas.

O ConstruSer será realizado simultaneamente nos Centros de Atividades do Sesi em Osasco (para os trabalhadores da capital), Bauru, Campinas, Cubatão (para a Baixada Santista), Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André (para o ABCD), São José do Rio Preto, São José dos Campos (para o Vale do Paraíba e o Alto Tietê) e Votorantim (para Sorocaba).

MegaSipat

Uma das maiores ações da área de Capital-Trabalho do Sinduscon São Paulo é a MegaSipat – Mega Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.  Organizada pelo SindusCon-SP, em parceria com Seconci-SP, Sesi-SP e Senai-SP, o maior evento de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) da construção paulista seguiu em 2019 por 12 municípios do Estado de São Paulo: São Paulo (06/09), Ribeirão Preto (12/9), Presidente Prudente (18/9), Bauru (20/9), São José do Rio Preto (27/9), Mogi das Cruzes (4/10), Sorocaba (11/10), Franca (18/10), Santo André (24/10), Santos (31/10), Campinas (8/11) e São José dos Campos (29/11).

A próxima edição do evento será no segundo semestre, coordenada pelas áreas de Responsabilidade Social e Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, junto com a Diretoria do Seconci-SP.

Programa de Elevação de Escolaridade

Vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP, Maristela Honda

O SindusCon-SP, em parceria com o Sesi-SP e, a partir deste ano, também com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), realiza o Programa de Elevação de Escolaridade, para a capacitação educacional dos trabalhadores em canteiros de obra indicados pelas empresas associadas ao sindicato, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano).

Coordenado também por Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social do Sinduscon São Paulo, o programa é realizado desde 2010 em todo o Estado de São Paulo para atendimento às empresas associadas ao SindusCon-SP e/ou aos contribuintes das entidades parceiras, como o Seconci-SP.

Ao longo dos seus nove anos de existência, 2.141 trabalhadores da construção civil (sendo 218 em 2019) participaram do programa em 256 turmas realizadas (sendo 27 em 2019) em 27 empresas associadas ao sindicato nas seguintes regiões: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Campinas, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Itu, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Olímpia, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo – Capital, Sorocaba, Suzano e Taubaté.

Como pré-requisito é necessário que os trabalhadores tenham mais de 18 anos e que não tenham concluído até o 5º ano do ensino fundamental ou não alfabetizados. As inscrições para a formação das próximas turmas já estão abertas.

Benefícios

O Sinduscon São Paulo é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Conheça abaixo alguns dos benefícios oferecidos para quem faz parte de nossa rede.

Principais Benefícios:

• Descontos em cursos, seminários e congressos;
  • Dispensa de apresentação de quitação com o ISS para a obtenção do Habite-se (na Capital e em Santos);
  • Participação ativa nas negociações das convenções coletivas de trabalho;
  • Programa SindusCon-SP de Segurança do Trabalho – Parceria Senai;
  • Programa de Elevação da Escolaridade – Parceria Sesi;
  • Acesso a manuais técnicos (BIM, Normas de Desempenho, Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, Reuso de água, entre outros);
  • Programas de Inovação Aberta – Parceria iCON Hub;
  • Interlocução com órgãos do poder público e concessionárias de serviços.
  • Participação em reuniões técnicas junto à ABNT;
  • Recebimento bissemanal da newsletter do SindusCon-SP (Construmail); com as informações mais relevantes do setor.

Para saber mais sobre os benefícios do Sinduscon São Paulo acesse a página https://institucional.portalsinduscon.com.br/beneficios ou entre em contato com a central de relacionamento do sindicato pelo telefone (11) 3334-5600 ou pelo e-mail [email protected].