Construcarta: Os próximos passos e o horizonte distante

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Construcarta: Os próximos passos e o horizonte distante

O ano de 2018 entregou para 2019 um IPCA de 3,75%. A meta do Banco Central era de 4,5% e, no ano em curso, foi ajustada para 4,25%. Pela lógica do regime de metas, a folga em relação à meta significa baixa probabilidade de elevações na taxa básica de juros. Esta, por sua vez, atravessou todo o ano passado no nível nominal mais baixo da história e deve permanecer assim pelos próximos meses.

Essa perspectiva é reforçada pelas expectativas de mercado para a inflação. Nas edições recentes contidas no Boletim Focus, a projeção para o IPCA em 2019 vem sendo ajustada para baixo e, em 1º de fevereiro, situava-se em 3,9%.

Mas a calmaria inflacionária pode ser lida sob outra ótica, menos otimista: a da desaceleração nos indicadores de atividade. Assim, segundo o IBGE, o crescimento da indústria acumulado em 2018 foi de apenas 1,1%. Esse ritmo lento também ajuda a explicar o comportamento da taxa de câmbio.

Apesar de sua importância, variáveis como inflação, juros, produção industrial e câmbio refletem a dinâmica da economia a curto prazo, a dimensão dos próximos passos que se pode dar. Os níveis atuais dessas variáveis são, em grande medida, reflexo das fragilidades estruturais acumuladas ao longo dos últimos anos.

Há desafios maiores e mais complexos da economia brasileira, com ênfase para a delicada situação fiscal e a necessidade de estimular o investimento. O modelo de crescimento liderado pelo Estado encontra-se hoje, para bem ou para mal, fora de cogitação. Resta, portanto, criar as condições para a aceleração do investimento por parte do setor privado a partir da melhoria significativa do ambiente de negócios. Se haverá condições políticas domésticas e um cenário internacional favoráveis ainda é uma questão em aberto, e, sem dúvidas, o maior elemento de incerteza.

Veja a íntegra do Construcarta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo