Construção prevê crescer 2% em 2022

Por Redação SindusCon-SP

Construção prevê crescer 2% em 2022

Empresas deverão ter expansão de 4% no valor agregado

Os desafios a serem enfrentados pela construção em 2022 estão dados. A elevação da inflação e dos juros, a queda da renda das famílias e uma maior incerteza por parte dos investidores tendem a levar o setor a não repetir o expressivo crescimento de cerca de 8% registrado em 2021.

Entretanto, vários fatores deverão contribuir para que a indústria da construção siga em expansão. Entre eles, figuram a construção dos empreendimentos vendidos em 2021; a contínua demanda pela casa própria em todos os segmentos da população; o investimento em imóveis como ativos seguros; o crescimento dos investimentos privados em infraestrutura, resultante das recentes e futuras concessões; e investimentos públicos costumeiros em anos eleitorais como este.

Neste cenário, o SindusCon-SP e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas estimam que o PIB da construção deva crescer cerca de 2% em 2022, alavancado pelo desempenho das construtoras, que deverão registrar uma expansão de cerca de 4% no valor agregado.

A previsão é de crescimentos de 4,5% no segmento de edificações, 3,7% no de infraestrutura e 3,5% nos serviços especializados da construção, enquanto os demais, como as obras de reformas e de autoconstrução do segmento informal, devem registrar queda de 0,6%, na comparação com 2021.

Esta expansão do setor formal da construção deverá resultar em cerca de 110 mil novos postos de trabalho. Esperam-se incrementos de 5% no contingente que trabalha em edificações, 4,6% em serviços especializados, 3,3% em infraestrutura e 4,4% no emprego formal do setor.

São percentuais expressivos, tendo em vista as projeções nada animadoras para o PIB nacional em 2022. Assim como ocorreu em 2021, mais uma vez a construção deverá gerar obras, emprego e renda, mantendo seu protagonismo na economia real.