Jurídico

Construção civil leva capacitação sobre ética e compliance para Campinas

Seminário reunirá empresários do setor da construção para debater a importância do compliance nas organizações

Por Redação SindusCon-SP 23/10/2018 15:02:37

O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do Seminário Ética & Compliance para uma gestão eficaz, que vai disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios.

Para o diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti, o seminário de capacitação em ética é importante para que o setor da construção assuma o protagonismo em torno dos debates sobre o tema. “O sindicato já lançou um programa interno de compliance e colocou à disposição das associadas, no site, a cartilha da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com as recomendações sobre a adoção desse programa pelas empresas. No seminário, vamos debater essas questões e avançar em sua implementação na indústria da construção”, afirma.

“Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC. “Esse debate e conscientização são cada vez mais importantes no Brasil”, acrescenta.

Com realização do SindusCon-SP e promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, o evento terá início às 8h30, na Caixa Econômica Federal, em Campinas/SP e dá continuidade ao processo de disseminação do tema.

O encontro mobilizará empresários, dirigentes da construção civil e integrantes do Judiciário local e terá apoio da Prefeitura de Campinas, da MRV Engenharia, do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), da Caixa Econômica Federal e do Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

A jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, confirmou presença em painel que discutirá a ética e compliance na construção.

Também participarão do seminário o cientista político Leonardo Barreto; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André Von Zuben; a presidente do FASC/CBIC, Ana Cláudia Gomes; a coordenadora do Departamento Jurídico da MRV Engenharia – Regional São Paulo, Eduarda Boldorini; a gerente Regional da Construção Civil da Caixa Econômica Federal, Isadora Paiva de Moraes; e o diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas, Márcio Benvenutti.

A CBIC apresentará o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e ações de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servem de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas na formulação e implantação de políticas de integridade.

O projeto, desenvolvido em correalização com o Sesi Nacional, oferece material inédito que inclui um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política – incluindo a Lei Anticorrupção comentada; um código de conduta concorrencial para a construção civil, e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. Outro documento aponta 12 ações consagradas no relacionamento com o poder público que podem estimular a prática de desvios e cuja correção tem sido defendida pelo setor.

“A CBIC apoia e defende a criação de um ambiente de negócios mais transparente e justo que permita a livre concorrência contribuindo para o fortalecimento das empresas, da economia e da sociedade Brasileira, afirma Ana Cláudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci-Rio e presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), responsável pelo projeto.

Programação

8h30 às 9h – CREDENCIAMENTO E WELCOME COFFEE

9h às 9h15 – ABERTURA
Isadora Paiva de Moraes – gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica Federal
Márcio Benvenutti – diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas
Ana Cláudia Gomes – presidente do FASC/CBIC

9h15 às 11h30 – ÉTICA & COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO
Leonardo Barreto – doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em comportamento eleitoral e instituições políticas
André Von Zuben – secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas
Eduarda Boldorini – coordenadora do Departamento Jurídico da MRV Engenharia – Regional São Paulo
Eliana Calmon – jurista e ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

11h30 às 12h30 – DEBATE

12h30 – ENCERRAMENTO









Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br



Horário de atendimento

seg-qui 08h00 às 18h00

sex 08h00 às 12h00

Rua Drº Bacelar, 1.043 | 5º andar

Vila Clementino,

São Paulo-SP,

04026-002

Tel (11) 3334-5600

sindusconsp@sindusconsp.com.br