Construção civil lança protocolos para suas atividades

Rafael Marko

Por Rafael Marko

Construção civil lança protocolos para suas atividades

Os protocolos básicos e as recomendações para a continuidade responsável, segura e saudável das atividades da construção civil durante a atual pandemia, em canteiros de obras, escritórios e estandes de vendas, estão na cartilha Diretrizes para o Combate e Resposta à Covid-19.

A publicação foi produzida e acaba de ser lançada por SindusCon-SP (Sindicato da Construção), Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação), com apoio do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo).

A documentação e o conteúdo da cartilha visam: contribuir para que os trabalhadores e a comunidade se mantenham saudáveis e seguros, mitigando os riscos de propagação da Covid-19; incentivar um ambiente de trabalho minimamente seguro e a boa comunicação entre todas as partes interessadas; e ser utilizada em conjunto com os controles habituais de saúde e segurança das empresas do setor.

Com base nas recomendações oficiais e no conhecimento médico sobre a doença existente até 25 de maio, a cartilha traz amplas orientações para as atividades em escritório, canteiro de obras e estande de vendas, antes, durante e após o trabalho, acompanhadas de um protocolo para o gerenciamento das recomendações. Se necessário, a documentação será atualizada.

A publicação também aborda as medidas de contingenciamento a serem adotadas em caso de funcionários suspeitos ou confirmados de contaminação. E traz respostas às dúvidas mais frequentes sobre o que fazer em determinadas situações e sobre os testes de detecção de anticorpos à doença.

Ao final, a cartilha traz um Guia de Limpeza; Protocolos de Higiene e Distanciamento Físico, Uso de Máscaras, Transporte, Retorno ao Lar e Triagem de Acesso; Esclarecimentos sobre Testes Diagnósticos; um Fluxograma de Resposta à Covid-19; e um Checklist de Gerenciamento.

O material da cartilha foi produzido pelo Comitê de Saúde das quatro entidades, integrado por: Rodrigo Fairbanks von Uhlendorff, coordenador adjunto do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) do Sinduscon-SP e membro do Conselho Fiscal da entidade; Carlos Alberto de Moraes Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP; Márcia Haddad, gerente de Projetos da Abrainc; dra. Norma Araujo, superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac), do Seconci-SP, e Yves Mifano, diretor de Saúde e Segurança do Secovi-SP e conselheiro do Seconci-SP.

A publicação ainda contou com a consultoria técnica dos médicos Ophir Irony e Sergio Cimerman, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, e com a consultoria jurídica de Carlos Pinto Del Mar, dos Conselhos Jurídicos do SindusCon-SP e do Secovi-SP.

A consolidação do material e os textos finais foram elaborados por Patrícia Bittencourt, que também coordenou o projeto, e Silvia Carneiro, ambas do Secovi-SP.