Conheça o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Conheça o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas

Elaborado pelo Departamento de Edificações (EDIF) da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) com o apoio de especialistas, o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas contém as diretrizes e parâmetros sustentáveis que serão referência para os novos projetos de edifícios municipais.
A concepção do manual atendeu a meta 33 do Programa de Metas da cidade de São Paulo 2017-2020, cujo foco é implantar um novo padrão de uso racional da água e eficiência energética em 100% dos novos projetos de edificações. A meta está alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que deverão ser atingidos até 2030.
O manual consolida as boas práticas adotadas pela Prefeitura nos projetos de novas edificações, visando o uso racional e sustentável dos recursos naturais por meio do uso de novas tecnologias de menor impacto ambiental e de matérias primas mais eficientes. A publicação é instrumento obrigatório para as futuras contratações de projetos e obras de escolas, hospitais, centros culturais e bibliotecas, por exemplo.
O guia aborda conceitos como o uso de equipamentos elétricos, sistemas de iluminação e ar condicionado de alta eficiência energética; redução de consumo, reaproveitamento da água e implantação de coletores solares para aquecimento da água; além da gestão dos resíduos durante a construção. Todas essas medidas permitem uma melhoria significativa na eficiência energética e no uso racional da água.
Cada novo projeto de edificação pública obterá um selo de sustentabilidade concedido pelo EDIF. Para que um projeto obtenha a certificação, deverá atender pré-requisitos em diversas áreas que englobam a concepção e a execução de uma edificação pública ao longo de todo o seu ciclo produtivo.
Conforme a pontuação obtida nos critérios de certificação, o projeto receberá um selo equivalente: Selo EDIF 80, certificação básica; Selo EDIF 100, certificação intermediária; Selo EDIF 120, certificação superior; e Selo EDIF 150, certificação premium.
A intenção da Prefeitura é que o Manual de Sustentabilidade esteja em constante revisão e atualização, acompanhando a evolução das tecnologias do setor.
Clique aqui para acessar o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas (versão para impressão frente-verso).
Clique aqui para acessar a apresentação.
Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content