Confira se sua empresa atende às exigências da nova NR 18

Publieditorial Seconci

Por Publieditorial Seconci

Confira se sua empresa atende às exigências da nova NR 18

 

Seconci-SP recomenda cuidado especial com a documentação das empresas terceirizadas 

Com a proximidade da entrada em vigor, em 3 de janeiro, das disposições da nova Norma Regulamentadora (NR) 18 – Saúde e Segurança do Trabalho (SST) na Indústria da Construção, as empresas precisam se regularizar até aquela data, pois o novo regramento traz aperfeiçoamentos na gestão dos riscos ocupacionais, buscando melhoria no desempenho de SST e estando articulado com as demais NRs. 

Segundo Leonardo Nomura, engenheiro de Segurança do Trabalho do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), as empresas devem tomar providências para o cumprimento do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) da obra, que “veio para beneficiar as empresas e os trabalhadores, diminuindo acidentes e reduzindo desperdícios”. 

Nomura alerta que a construtora deverá atender aos requisitos da nova NR-18, tais como identificar os perigos, avaliar e classificar os riscos, e implementar medidas de prevenção para cada etapa da obra. 

Terceirizadas 

“Destacamos neste processo o papel da construtora na cobrança e monitoramento dos Inventários de Riscos inerentes às atividades desenvolvidas no canteiro de todas as empresas terceirizadas, para compor o PGR da obra. Isto é muito importante porque a empresa contratante terá total responsabilidade sobre os riscos dos terceiros”, ressalta o engenheiro de Segurança do Trabalho. 

Nomura aconselha que as empresas já alinhem, nos contratos de prestação dos serviços, a convergência de suas documentações de SST. Isto evitará divergências futuras entre a contratante e suas contratadas, sobre o que deve ser providenciado no atendimento à nova NR 18. 

O papel do Seconci-SP 

A gerente executiva das Áreas Comerciais e de SST, Flávia Coelho, reforça o papel do Seconci-SP como braço de Saúde e Segurança do Trabalho do setor. “Estamos plenamente capacitados para ofertarmos serviços desenhados para atender a realidade da Industria da Construção. Consulte nossas soluções e entre em contato conosco no Setor de Relações Empresarias através do telefone (11) 3664-5844.”

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content