Confiança da construção aumenta em outubro, afirma FGV

Redação SindusCon-SP

Por Redação SindusCon-SP

Confiança da construção aumenta em outubro, afirma FGV

O Índice de Confiança da Construção (ICST) da Fundação Getulio Vargas avançou 0,5 ponto em outubro, considerando-se dados ajustados sazonalmente. Ao atingir 78,0 pontos, o índice chega ao maior nível desde fevereiro de 2015 (80,8 pontos).
“A quinta alta consecutiva do ICST fortalece a percepção de retomada dos investimentos em construção. No entanto, ainda são as expectativas que impulsionam o aumento da confiança, já que a situação presente manteve-se estável no mês. Da mesma forma, os indicadores de atividade da construção refletem um avanço muito tímido, como, por exemplo, a alta do emprego captada pelo Caged nos três últimos meses. Como o ciclo produtivo do setor é bastante longo, isto implica também um movimento mais demorado de recuperação”, observou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE.
A alta do ICST em outubro decorreu da melhora das expectativas quanto ao futuro próximo. O Índice de Expectativas (IE-CST) variou 1,0 ponto, a quinta alta consecutiva, alcançando 90,2 pontos – o maior nível desde agosto de 2014 (90,4 pontos). Os dois quesitos que compõem este subíndice aumentaram, com destaque para o indicador que projeta a tendência para a demanda nos três meses seguintes, que subiu 1,3 ponto, para 90,3 pontos, o maior nível desde agosto de 2014 (90,7).
Já o Índice da Situação Atual (ISA-CST) ficou estável, em 66,2 pontos. Os indicadores que compõem o ISA-CST – situação dos negócios correntes e carteira de contratos – tiveram a mesma variação, de 0,4 ponto, mas em sentidos opostos.
Após três meses consecutivos de crescimento, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor recuou 0,2 ponto percentual (p.p.), alcançando 65,4%. O NUCI de Mão de Obra e o de Máquinas e Equipamentos apresentaram movimentos opostos: enquanto o primeiro variou -0,3 p.p., o segundo avançou 0,8 ponto percentual.
O avanço de 2,3 pontos no segmento de Edificações foi o que mais contribuiu para a o aumento do ICST no mês de outubro. Com esse resultado, o indicador atingiu 75,4 pontos, maior nível desde junho de 2015 (75,6 pontos).
“O aumento da confiança dos empresários do segmento reflete uma conjuntura mais favorável dada pela queda da inflação e da taxa de juros, que tem se traduzido no aumento dos lançamentos e das vendas nos últimos meses. A pesquisa de mercado das grandes incorporadoras do país (Abrainc) revela que essa dinâmica vem sendo comandada pelo segmento de habitação social, alavancado pelo Programa Minha Casa Minha Vida”, continua Ana Castelo.