Comasp fecha parceria para logística reversa de latas de aço

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp fecha parceria para logística reversa de latas de aço

O SindusCon-SP, por meio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp), assinou parceria para destinação das latas de aço pós-consumo com a Prolata, associação sem fins lucrativos criada em 2012 pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil para reciclagem de latas de aço pós-consumo.  A ação foi divulgada durante o Webinar “Resíduos da Construção – O que muda com as novas Legislações?”, realizado pelo Comasp no dia 15 de outubro. Clique aqui  para conferir a íntegra do evento.

“As construtoras Trisul, Cyrela e Engelux participaram do projeto piloto para reciclagem de lata de tintas usadas na construção civil e conseguiram provar que dá certo. Agora podemos ampliar para todas as demais empresas do setor”, afirmou a coordenadora técnica do Comasp, Lilian Sarrouf.

O projeto piloto conta com 14 obras cadastradas. A primeira coleta foi realizada em 14 de setembro e já foram retirados dos canteiros de obras aproximadamente 500 Kgs de latas de aço.

Não existe um volume mínimo ou máximo para a retirada das latas de aço dos canteiros de obra. As obras na grande São Paulo poderão solicitar a retirada das embalagens sem custo garantindo a rastreabilidade e a destinação correta. O projeto visa ampliar a abrangência da parceira para todo o Estado de São Paulo.

A parceria conta com a empresa Rafa Resolve para coletar, armazenar e destinar as latas de aço pós-consumo das construtoras, que são enviadas para a siderúrgica Gerdau, que as revaloriza pós-consumo na produção de aço.

Para os interessados em fazer a adesão ao projeto entrar em contato com a Cristine Fuchini do Prolata, no e-mail [email protected] ou nos telefones (11) 3807-8868 / (11) 98939-4503.

21 anos Comasp

O SindusCon-SP, por meio do Comasp, irá realizar gratuitamente webinar no dia 9 de dezembro, às 9 horas, para comemorar os 21 anos do Comasp. Na ocasião será feito o lançamento da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil. A realização do evento é em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ). As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui.