Comasp comemorará 21 anos e lançará calculadora CECarbon no dia 9 de dezembro

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp comemorará 21 anos e lançará calculadora CECarbon no dia 9 de dezembro

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), irá realizar webinar no dia 9 de dezembro, às 9 horas, para comemorar os 21 anos do Comasp. A Secretaria Nacional da Habitação e a Embaixada da Alemanha irão abordar a importância da cooperação de diversos agentes na promoção da sustentabilidade na construção.

Na ocasião será feito o lançamento da CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil, uma ferramenta online, voltada para o setor de edificações, que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa, decorrentes do uso de materiais, transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) e empresas associadas ao SindusCon-SP.

Odair Garcia Senra, presidente do SindusCon-SP e Fábio Villas Bôas, coordenador do Comasp farão a abertura do evento e, na sequência será a vez do painel chamado Ontem e Hoje, que terá a participação de Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP e Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP.

O painel Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção, será apresentado por Lilian Sarrouf, coordenadora Técnica do Comasp e Philipp Höppner, coordenador da Agência Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ), que também é realizadora do evento.

Daniel Wagner, assessor técnico da GIZ fará o lançamento da CECarbon. A apresentação das funcionalidades da ferramenta será realizada por Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital e Elisa Guida, consultora da Pangea Capital. Na sequência, Wagner e Lilian irão apresentar as oportunidades e os engajamentos da calculadora.

Veja abaixo a programação preliminar:

9h | Painel 1
Abertura
• Odair Garcia Senrapresidente do SindusCon-SP
• Fábio Villas Bôascoordenador do COMASP

Comasp 21 anos – ontem e hoje
• Artur Quaresma Filho, conselheiro Consultivo Vitalício do SindusCon-SP
• Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP

Formas de cooperação – importância do engajamento de múltiplos setores na promoção de sustentabilidade na construção
• Annette Windmeisserministra Conselheira da Embaixada Alemã – a confirmar
• Alfredo Eduardo dos Santossecretário Nacional de Habitação – a confirmar

9h45 I Painel 2
Palestra Magna

10h20 I Painel 3
Instrumentos para avançar na sustentabilidade da construção

• Philipp Höppnercoordenador da GIZ
• Lilian Sarroufcoordenadora Técnica do COMASP

Lançamento da CECarbon – calculadora de consumo energético e emissões de carbono na construção civil
• Daniel Wagnerassessor Técnico da GIZ

11h00
Intervalo

11h10
CECarbon – Apresentação das funcionalidades da calculadora
• Roberto Strumpfdiretor da Pangea Capital
• Elisa Guida, consultora da Pangea Capital

Oportunidades e engajamentos
• Daniel Wagner, assessor Técnico da GIZ

  • Lilian Sarroufcoordenadora Técnica do COMASP

12h20 – 12h30

Debate e encerramento

Apoiam o evento: ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento, APEMEC – Associação de Pequenas e Medias Empresas de Construção Civil do Estado de São Paulo, APEOP – Associação para o Progresso de Empresas de Obras de Infraestrutura Social e Logística, CBH-AT– Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê, ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de sistemas prediais, ABECIP – Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, ABRAMAT-  Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, ABRINSTAL – Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações, AsBEA– Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental, CB002, GBC BRASIL- Green Building Council Brasil, CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, SECOVI-SP- Sindicato da Habitação, SINDINSTALAÇÃO – Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado de São Paulo.

As inscrições gratuitas já estão disponíveis aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Skip to content