Comasp celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.  A data tem como objetivo principal chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

Para o SindusCon-SP, a sustentabilidade é uma questão estratégica para o setor da construção civil e o assunto é primordial para a competitividade das empresas. Por isso, mantém entre os objetivos do Comasp: pesquisar, divulgar informações, capacitar empresas e profissionais, desenvolver metodologias, buscar soluções, produtos e tecnologias, para implantação de requisitos de sustentabilidade nos empreendimentos e na cadeia produtiva da construção.

Sua atenção está voltada especialmente para as áreas de Políticas Públicas, Normatização, Desenvolvimento Tecnológico, Capacitação Profissional, e Divulgação, sobre os seguintes temas relevantes: Gestão de resíduos, Áreas contaminadas, Conservação de água, Eficiência energética, Mudanças climáticas, Madeira legal, Construção sustentável, Avaliação ambiental de edifícios, Análise de Ciclo de Vida e Educação Ambiental. Por meio dos seus Grupos de Trabalhos atua diretamente com as empresas do setor no desenvolvimento de ferramentas e publicações de forma que seja aplicável a realidade das obras/empresas.

Eficiência energética

Com o objetivo de promover a eficiência energética no setor, o SindusCon-SP e a Eletrobras no âmbito do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) assinaram convênio que resultará em novas normas brasileiras, tradução de normas internacionais e um website sobre o tema. O convênio também tem o propósito de criar um Grupo de Estudos permanente a ser instalado no CB-002 – Comitê Brasileiro da Construção da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), dessa forma mantendo as discussões sobre o tema de forma perene e atual.

Os trabalhos no âmbito da normalização já se iniciaram com a reunião de reativação da CE-002:135.007 – Comissão de Estudo de Eficiência Energética e Desempenho Térmico de Edificações, em 5 de maio. Em 21 de junho será a reunião de reativação da CE:002.135.002 – Comissão de Estudo de Iluminação Natural de Edificações. As comissões são abertas e a participação dos diversos atores envolvidos é fundamental para o enriquecimento das discussões.

CECarbon

A Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil – CECarbon foi desenvolvida pelo SindusCon-SP em parceira com  Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ e a Secretaria Nacional de Habitação – SNH. A CECarbon é uma ferramenta online que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação dentro de uma perspectiva de ciclo de vida, de maneira fácil gratuita e confiável. E também tem o propósito de ser um grande repositório de informações, que possibilita a criação de indicadores nacionais e que permite aos órgãos governamentais e agentes financiadores fazerem uso da ferramenta para o estabelecimento de requisitos de sustentabilidade para políticas públicas e financiamentos

A calculadora também pode ser utilizada para atender aos critérios da Portaria 959 do Ministério do Desenvolvimento Regional de 18 maio 2021, que dispõe sobre os requisitos para a implementação de empreendimentos habitacionais no âmbito da linha de atendimento Aquisição subsidiada de imóveis novos em áreas urbanas, integrante do Programa Casa Verde e Amarela. Em específico ao atendimento do requisito 3.2  Gestão da obra – II. Impacto ambiental: a) Utilização de ferramenta para cálculo da emissão de Carbono, para avaliação da emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Latas de aço pós-consumo

Com o objetivo de promover a logística reversa no setor, o SindusCon-SP, por meio do Comitê de Meio Ambiente (Comasp), assinou em 2020 um termo de cooperação com o Prolata estimulando à logística reversa de latas de aço pós-consumo nos canteiros de obras com parceiros na Grande São Paulo, fomentando a ampliação para todo o Estado.

As latas de aço pós-consumo são retiradas dos canteiros de obras e destinadas a siderúrgicas para serem utilizadas em seu processo produtivo. Todo esse processo não tem custo para o gerador e tem toda rastreabilidade necessária exigida pela legislação.

Para o Comasp, reutilizar e reciclar é deixar de consumir recursos naturais, estimular a inovação, investir em novos usos para os resíduos, novas tecnologias e especialmente um novo olhar para a reciclagem e logística reversa de seus resíduos.

Clique aqui e conheça os trabalhos do Comitê de Meio Ambiente (Comasp) que se tornaram referência no setor da construção civil. Faça parte do Comasp. Para isso, basta escrever para [email protected]