Comasp celebra Dia Nacional da Conscientização Sobre Mudanças Climáticas em 16 de março 

Daniela Barbará

Por Daniela Barbará

Comasp celebra Dia Nacional da Conscientização Sobre Mudanças Climáticas em 16 de março 

O SindusCon-SP, por meio do seu Comitê de Meio Ambiente (Comasp), mantém-se atento às questões ambientais do setor, em especial, ao Dia Nacional da Conscientização Sobre Mudanças Climáticas, em 16 de março.

Quando pensamos em sustentabilidade e meio ambiente nos últimos anos é inevitável perceber o aumento de eventos climáticos extremos, seja via noticiários, nos contingenciamentos do setor público e privado ou mesmo pela janela de nossas casas.

Diante desses novos desafios, para o Comasp cada vez mais se faz necessário que as cidades sejam sustentáveis e preparadas para eventos extremos. Passam pela construção civil as soluções para edifícios, infraestrutura e cidades, devemos estar atentos de como iremos construir e como podemos adaptar o que já existe.

A preocupação com os impactos sociais, ambientais e econômicos das mudanças climáticas tem levado os setores público e privado brasileiros a discutir e a se engajar nas iniciativas relacionadas à mitigação de emissões gases de efeito estufa (GEE) e à adaptação aos novos riscos climáticos. Essas iniciativas têm como objetivo principal promover uma economia de baixo carbono no país, incluindo ações de consumo eficiente de energia.

CECarbon 

Com o objetivo de trazer soluções para o setor para avançar no tema Mudanças Climáticas, o SindusCon-SP desenvolveu a CECarbon – Calculadora de Consumo Energético e Emissões de Carbono na Construção Civil em parceira com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ e a Secretaria Nacional de Habitação – SNH

A CECarbon é uma ferramenta online que auxilia o usuário na mensuração do consumo energético e das emissões de gases do efeito estufa decorrentes do uso de materiais, de transportes e do consumo de energia para execução de uma edificação dentro de uma perspectiva de ciclo de vida, de maneira fácil, gratuita e confiável.

A ferramenta tem o propósito de ser um grande repositório de informações para que o setor possa criar metas e indicadores, que poderão ser usados tanto pelas instituições financeiras, quanto pelos órgãos públicos e por todos os demais agentes da cadeia produtiva.

As empresas poderão fazer escolhas de materiais e sistemas produtivos que melhor contribuam para a redução das emissões. Permite também o planejamento para a melhor forma de execução das obras com redução das emissões nos processos.

Acesse aqui a CECarbon para conhecer mais sobre a ferramenta e como utilizá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que você precisa saber.
As últimas novidades sobre o mercado,
no seu e-mail todos os dias.

Pular para o conteúdo